Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
24
ABR

2024

Avaliação anual de desempenho

Essa metodologia também ajuda a entender o desempenho de determinado colaborador a partir de uma análise de hard skills e soft skills, ou seja, de competências técnicas e comportamentais. É ainda possível traçar um plano estratégico de acordo com a necessidade daquele colaborador ou de toda a equipa, como o plano de formação da organização, aumento salarial ou mesmo uma bonificação. 

Além disso, a avaliação de desempenho auxilia na visão estratégica da empresa, pois coloca em evidência pontos fortes e pontos de melhoria quer individual quer de toda a equipa.

A avaliação de desempenho é importante uma vez que mede o desempenho dos colaboradores não sendo apenas uma formalidade. A avaliação de desempenho serve também para uma justa distribuição de recompensas, porque quem tem um bom desempenho terá melhores benefícios.

A avaliação de desempenho também é um método utilizado para a elaboração do plano de formação da empresa, uma vez que ao identificar as lacunas dos colaboradores podem os Recursos humanos sugerir ferramentas como a formação para melhorar ou eliminar essas lacunas.

Fazer um plano de formação profissional na empresa é uma tarefa essencial, mas morosa. O mesmo deve ser de carater anual ou plurianual dependendo de empresa para empresa.

Um bom plano de formação será sempre uma mais-valia. Não descure esta obrigação legal de prestar formação aos seus colaboradores, pois o seu negócio sairá sempre a ganhar.