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10
JUL

2025
Data de Início
10/07/2025
Data de Fim
19/07/2025
Duração
25 horas
Tipo de Formação
Presencial
Informação sobre a edição do curso Princípios Legais Base Aplicáveis à Distribuição E1
Horário
9h às 13h / 14h às 17h00 / 19h às 23h00
Formandos Previstos
15
Nível Inicial
Nível 2
Local de Formação
Carrazeda de Ansiães
Av. 25 de Abril
5140-222 Pombal
Área de Formação

Comércio

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Datas de Realização

3ª, 5ª Feiras e Sábados

Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte;
  • Ser ativo desempregado ou ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria);
  • Ter habilitações, preferencialmente, com nível inferior ao 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano);
  • Preencher o Teste de Literacia Digital da Academia Portugal Digital e reencaminhar os resultados para a VougaGeste.

Documentos necessários para Inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever”);
  • Certificado Habilitações;
  • Se Empregado
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho;
    • Último recibo de vencimento;
    • Declaração de início de atividade (Trabalhador por conta própria).
  • Se Desempregado
    • Para quem está a receber Subsídio de Desemprego ou prestações da Segurança Social, deverá entregar documento a comprovar esse apoio;
    • Para quem não está a receber qualquer apoio, deverá entregar Declaração do IEFP ou o histórico dos descontos da Segurança Social.
  • IBAN – Documento bancário com o nome do formando;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”);
  • Comprovativo de Morada com data atualizada (comprovativo de residência das Finanças).

Objetivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Explicar a importância da aplicação da legislação adequada à distribuição.
  • Enumerar os principais delitos económicos a que esta área de atuação está sujeita.
  • Identificar os requisitos essenciais para garantir o sucesso no âmbito de atuação
  • Identificar as coimas e sanções a que a ocorrência do delito pode estar sujeita.

Conteúdos Programáticos

Enquadramento

  • Noção
  • Importância
  • Âmbitos de atuação

Delitos económicos

  • Noção
  • Tipologias
    • Crimes contra a saúde pública - código penal
    • Crimes contra a economia
    • Contraordenações
    • Outras
  • Contraordenações
    • Coimas
    • Sanções acessórias

Defesa do consumidor

  • Venda de bem não conforme, dentro do prazo de garantia
    • Direitos do consumidor
    • Bem não conforme
    • Prova da falta de conformidade
    • Prazo para reclamar
    • Bens usados
    • Direito de regresso
  • Reparação fora do prazo de garantia
    • Direitos do consumidor
    • Prazo para reclamar
    • A quem pedir responsabilidades
  • Avaria do bem cuja reparação não pode ser abrangida pela garantia
    • Direitos do consumidor
    • Prazo para reclamar
    • A quem pedir responsabilidades
  • Venda (intencional) de artigo com defeito
    • Direitos do consumidor
    • Prazo para reclamar
    • A quem pedir responsabilidades
  • Consumidor pretende efetuar a troca/reembolso do preço sem causa justificativa
    • Direitos do consumidor
    • Prazo para reclamar
    • A quem pedir responsabilidades
  • Direito de informação
    • Direitos do consumidor
    • Prazo para reclamar
    • A quem pedir responsabilidades

Regime geral de fixação dos preços

  • Noção
  • Coimas
  • Sanções acessórias

Saldos e promoções

  • Noção
  • Anúncio de venda
  • Preço de referência
  • Afixação de preços
  • Obrigações do comerciante
  • Substituição do produto
  • Produtos com defeito
  • Aspetos especiais
  • Contra-ordenações
  •  

Rotulagem

  • Rotulagem em português
    • Menções obrigatórias
    • Coimas
    • Sanções Acessórias
  • Rotulagem alimentar
    • Géneros alimentícios pré-embalados
    • Géneros alimentícios não pré-embalados
    • Menções obrigatórias
    • Coimas
    • Sanções acessórias

Furtos e roubos

  • Noção
  • Queixa
  • Pena
  • Concelhos práticos de atuação

Cheques

  • Requisitos essenciais
  • Principais crimes
  • Procedimentos

Livro de Reclamações

  • Noção
  • Obrigações do retalhista
  • Procedimento da ASAE
  • Contraordenações
  • Sanções acessórias

Procedimentos com as autoridades administrativas

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Formador(es)

Fernanda de Jesus Caires Cardoso Neto Gouveia

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

Esta ação de formação é organizada no formato presencial, ou seja, sessões presenciais.

Nas sessões presenciais recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.