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18
NOV

2024
Data de Início
18/11/2024
Data de Fim
16/12/2024
Duração
50 horas
Tipo de Formação
Presencial
Informação sobre a edição do curso Organização e Gestão das Compras E2
Horário
19h às 23h
Formandos Previstos
17
Nível Inicial
Nível 4
Local de Formação
Sala 01 Guarda
Estrada Nacional 16 - Cruzamento de Pinhel, Fração D, Anexo 1A
6300-035 ARRIFANA GRD
Área de Formação

Comércio

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Datas de Realização

2ª, 4ª e 6ª feiras

Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Pessoas adultas que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir e/ou trabalhar na Região Centro;
  • Ser ativo desempregado ou ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria);
  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano (3º Ciclo EB)
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.
  • Preencher o Teste de Literacia Digital da Academia Portugal Digital e reencaminhar os resultados para a VougaGeste.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever”);
  • Certificado Habilitações;
  • Se Empregado
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho.
  • Se Desempregado
    • Para quem está a receber Subsídio de Desemprego ou prestações da Segurança Social, deverá entregar documento a comprovar esse apoio;
    • Para quem não está a receber qualquer apoio, deverá entregar Declaração do IEFP ou o histórico dos descontos da Segurança Social.
  • IBAN – Documento bancário com o nome do formando;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Objetivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Caracterizar a importância estratégica da organização e gestão de compras
  • Descrever as fases para a implementação de um processo de procura e seleção de potenciais fornecedores.
  • Caracterizar o processo de estabelecimento de parcerias.
  • Utilizar sistemas de encomendas.

Conteúdos Programáticos

Âmbito e importância da organização e gestão de compras

  • Definição do comprador
    • Papel do comprador na satisfação dos clientes
      • Nível de serviço pretendido pelos clientes
      • Serviço prestado pelos concorrentes e comparação com o da organização
      • Potencial de melhoria do serviço prestado aos clientes
  • Acesso a mercados externos
    • Contactos com os intervenientes;
    • Novas tecnologias
    • Matérias-primas e fornecedores alternativos
    • Alterações e tendências de mercado
  • Desenvolvimento de relações e projetos com fornecedores
    • Relacionamentos em torno de objetivos de melhoria constante (Win-Win)
    • Projetos de desenvolvimento conjunto (novas matérias primas, produtos, processos, formas e tempos de entrega)
    • Eficiência do processo de abastecimento na obtenção de ganhos de produtividade
  • Ligação a outras funções
    • Do comprador como função central na atividade da empresa
    • Do comprador enquanto interlocutor da empresa com o mercado e avaliador da aceitação das políticas e produtos da empresa
    • Principais interlocutores internos do comprador

Procura e seleção de fornecedores

  • Categorias de fornecedores
    • Fornecedores de componentes,
    • Fornecedores de matérias-primas,
    • Fornecedores de equipamentos,
    • Fornecedores de operações e/ou serviços
    • Importância de selecionar os fornecedores mais adequados
  • Fase - deteção da necessidade
    • Como se manifesta a necessidade (rotina, melhoria ou processo pontual)
    • Avaliação e análise da necessidade
  • Fase - Identificação de potenciais fornecedores
    • Critérios de análise e de avaliação
    • Métodos de procura ativa e passiva
    • Âmbito da procura - Local/regional, nacional e internacional
  • Classificar e selecionar fornecedores
    • Parâmetros de avaliação
    • Grelha de avaliação
    • Importância relativa de cada parâmetro
    • Parâmetros obrigatórios e de exclusão
  • Estabelecimento de relações
    • Objeto e âmbito da relação
    • Termos do acordo (contrato)
    • Forma de resolução de problemas e conflitos
    • Sistema de avaliação de resultados
    • Formas de terminar o acordo
    • Potencial de melhoria e de desenvolvimento de projetos conjuntos

Parcerias estratégicas

  • Tipos de parcerias
    • Coordenação de algumas atividades, com uma visão de curto prazo
    • Coordenação de várias atividades, com uma visão de longo prazo
    • Integração de várias atividades de ambas as empresas, com um elevado nível de integração.
    • Visão de coordenação a muito longo prazo
  • Razões (drivers) da parceria
    • Diminuição dos custos
    • Melhoria do serviço
    • Marketing
    • Rendibilidade
  • Facilitadores (drivers) da parceria
    • Compatibilidade empresarial
    • Filosofias e técnicas de gestão
    • Mutualidade de objetivos
  • Atividades da parceria
  • Resultados esperados

Sistemas de encomenda

  • Modelos de reposição de mercadorias
    • Modelos de reposição instantânea
    • Modelos de reposição não instantânea
    • Descontos de quantidade
    • Modelos de nível de encomenda
    • Política de revisão cíclica
  • Sistemas hierárquicos de reposição de stocks
    • Material requirement planning (MRP)
    • Logistics requirement planning (LRP)
    • Just in time (JIT)
  • Sistemas de apoio à tomada de decisão
    • Sistemas de informação
    • Sistemas de previsão
    • A análise ABC
  • Avaliação e melhoria do sistema de encomendas
    • Necessidade do stock de segurança
    • Níveis de serviço dos fornecedores

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Formador(es)

Andreia Fonseca

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial, ou seja, sessões presenciais.

Nas sessões presenciais recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.