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3
DEZ

2024
Data de Início
03/12/2024
Data de Fim
09/12/2024
Duração
25 horas
Tipo de Formação
A Distância
Informação sobre a edição do curso Liderança, Gestão e Motivação de Equipas
Horário
19h às 23h
Formandos Previstos
16
Nível Inicial
Nível 5
Local de Formação
Sala 02 Virtual

-
Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Datas de Realização

3ª e 5ª feiras

Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Pessoas adultas que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir e/ou trabalhar nas Regiões Norte, Centro e Alentejo;
  • Ser ativo desempregado ou ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria);
  • Ter habilitações igual ou superiores ao 12º ano (Ensino Secundário)
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.
  • Preencher o Teste de Literacia Digital da Academia Portugal Digital e reencaminhar os resultados para a VougaGeste.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever”);
  • Certificado Habilitações;
  • Se Empregado
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho.
  • Se Desempregado
    • Para quem está a receber Subsídio de Desemprego ou prestações da Segurança Social, deverá entregar documento a comprovar esse apoio;
    • Para quem não está a receber qualquer apoio, deverá entregar Declaração do IEFP ou o histórico dos descontos da Segurança Social.
  • IBAN – Documento bancário com o nome do formando;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Objetivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Analisar a estrutura, clima e cultura organizacionais, identificar os fatores críticos de sucesso das equipas e valorizar o papel de cada elemento na organização.
  • Aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, liderança e motivação de equipas.
  • Aplicar técnicas de organização, gestão e avaliação de equipas de trabalho.

Conteúdos Programáticos

Papel das pessoas nas organizações

  • Conceito de organização, estrutura, clima e cultura organizacionais
  • Aptidões individuais e sua caracterização e influência no trabalho
  • Conceito de satisfação/motivação no trabalho

Problemática da liderança

  • A Liderança Inspiradora
  • Liderar pelo exemplo
  • O papel das emoções na liderança
  • Os diferentes estilos de líder
  • Estilo pessoal de liderança
  • Técnicas de comunicação – assertividade, empatia e eficácia

Estilos de liderança adaptados às equipas

  • Dinâmicas e tipos de equipas
  • Diagnóstico de necessidades de evolução individuais e da equipa
  • Motivação de equipas – técnicas e comportamento
  • Avaliação de equipas

Conflito e estratégias mais adequadas para a sua gestão

  • Tipos de conflito
  • Gestão do conflito – métodos e técnicas em contexto de equipa

Lidar com o stress

  • Situações indutoras de stress
  • Autoconhecimento e respostas perante o stress
  • Técnicas de controlo do stress

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato e-learning, ou seja, sessões à distância (síncrona).

Nas sessões síncronas recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.