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6
JAN

2025
Data de Início
06/01/2025
Data de Fim
10/02/2025
Duração
75 horas
Tipo de Formação
Presencial
Informação sobre a edição do curso Percurso Funcionamento do Sistema Financeiro e Produtos Financeiros Básicos E1
Horário
14h00 às 17h00/19h00 às 23h00
Formandos Previstos
16
Nível Inicial
Nível 4
Local de Formação
Sala 01 Santarém
Tv. da Hera 7
2000-098 SANTARÉM
Área de Formação

Comércio

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Datas de Realização

2ª, 3ª, 5ª e sábados

Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Pessoas adultas que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir e/ou trabalhar na Região Alentejo;
  • Ser ativo desempregado ou ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria);
  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano (3º Ciclo EB)
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.
  • Preencher o Teste de Literacia Digital da Academia Portugal Digital e reencaminhar os resultados para a VougaGeste.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever”);
  • Certificado Habilitações;
  • Se Empregado
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho.
  • Se Desempregado
    • Para quem está a receber Subsídio de Desemprego ou prestações da Segurança Social, deverá entregar documento a comprovar esse apoio;
    • Para quem não está a receber qualquer apoio, deverá entregar Declaração do IEFP ou o histórico dos descontos da Segurança Social.
  • IBAN – Documento bancário com o nome do formando;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Objetivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Caracterizar o papel dos bancos na intermediação financeira.

  • Identificar as funções de um banco central.

  • Identificar as funções do mercado de capitais.

  • Identificar as funções dos seguros e caracterizar os principais tipos.

  • Explicar o funcionamento do sistema financeiro.

  • Distinguir entre depósitos à ordem e depósitos a prazo.

  • Caraterizar a diferença entre cartões de débito e de crédito.

  • Caraterizar os principais tipos de empréstimos comercializados pelas instituições de crédito para clientes particulares.

  • Identificar os direitos e deveres do consumidor financeiro.

  • Caracterizar diversos tipos de fraude.

Conteúdos Programáticos

  • O papel dos bancos na intermediação financeira (i.e. enquanto recetores de depósitos e financiadores da economia)

  • O papel dos Bancos Centrais

  • As funções do mercado de capitais

  • As funções dos seguros

  • Tipo de instituições financeiras autorizadas (e.g. bancos, instituições financeiras de crédito, empresas de seguros, mediadores de seguros, sociedades gestoras de fundos de pensões, sociedades gestoras de fundos de investimento, sociedades financeiras de corretagem e sociedades corretoras)

  • O papel do sistema financeiro no progresso tecnológico e no financiamento do investimento

  • Depósitos à ordem vs. depósito a prazo

  • Cartões bancários: cartões de débito, cartões de crédito, cartões de débito diferido, cartões mistos

  • Tipos de crédito bancário: crédito à habitação, crédito pessoal, crédito automóvel (clássico vs leasing), cartões de crédito, descobertos bancários

  • Tipos de seguros: automóvel (responsabilidade civil vs. danos próprios), acidentes de trabalho, incêndio, vida, saúde

  • Tipos de produtos de investimento: ações, obrigações, fundos de investimento e fundos de pensões

  • Contratação de serviços financeiros à distância: internet, telefone

  • Direitos e deveres do consumidor financeiro

  • A aquisição de produtos financeiros como um contrato entre a instituição financeira e o consumidor

  • Precaução contra a fraude

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Formador(es)

Nelson Alexandre Marques Matias

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial, ou seja, sessões presenciais.

Nas sessões presenciais recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.