Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração25.0 horas
  • Dias8
  • Início13/07/2022
  • Fim03/08/2022
  • Formandos Previstos17
  • Nível InicialNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    • Destinatários: Este curso destina-se a Técnicos/as de Ação Educativa, assim como a outros/as interessados/as. 

      Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

      Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

      • Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
      • Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
      • Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.

  • Conteúdos Programáticos

    • Evolução e perspetivas da dinâmica familiar
    • Diversidade de modelos familiares
    • Formas de parentalidade: biológica, adoção, apadrinhamento civil, acolhimento familiar e tutela
    • Colaboração com a família
      • Estilos educativos parentais
      • Adaptação a diferentes contextos familiares
      • Estratégias de gestão e prevenção de conflitos
    • Conciliação da vida familiar e vida profissional

  • Avaliação

      • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
        • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
        • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
        • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
        • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
      • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
      • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Pedro Henrique da Rocha e Silva


  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto

os cursos relacionados

  • 1 Ago
    2022

    761_09183 - Desenvolvimento da Criança dos 0 aos 3 anos - Iniciação

    Sala Virtual

    Das 18:30 às 22:30

  • 761_09639 - Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens

  • 761_09851 - Técnicas de Animação para Crianças e Jovens