Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração50.0 horas
  • Dias10
  • Início20/12/2022
  • Fim09/02/2023
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários

    Este curso destina-se a todos/as os/as os que necessitem adquirir conhecimentos na área. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico

    Regiões do Centro.

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Condições de Inscrição

    • Ser ativo empregado ou ativo desempregado há menos de 1 ano e 12º ano completo
    • Possuir habilitações, no mínimo, 9º ano completo
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada

  • Conteúdos Programáticos

    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
        • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
        • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
        • Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • Os produtos ou serviços
        • O local, as instalações e os equipamentos
        • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • Os meios de promoção e os clientes
        • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
    • Análise de experiências de criação de negócios
      • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
        • Por setor de atividade/mercado
        • Por negócio
      • Modelos de negócio
        • Benchmarking
        • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
        • Parceria de outsourcing
        • Franchising
        • Estruturação de raiz
        • Outras modalidades
    • Definição do negócio e do target
      • Definição sumária do negócio
      • Descrição sumária das atividades
      • Target a atingir
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
      • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
      • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
      • Banca, apoios privados e capitais próprios
      • Parcerias
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
      • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
      • Análise crítica do mercado
        • Estudos de mercado
        • Segmentação de mercado
      • Análise crítica do negócio e/ou produto
        • Vantagens e desvantagens
        • Mercado e concorrência
        • Potencial de desenvolvimento
        • Instalação de arranque
      • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    • Tipos de negócio
      • Natureza e constituição jurídica do negócio
        • Atividade liberal
        • Empresário em nome individual
        • Sociedade por quotas
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
      • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
      • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

  • Avaliação

    1- A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

    B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

    C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

    D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

    2- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

  • Formador(es)

    • Nuno Cardoso

    • Nuno Miguel Mendes Cardoso (N.1980). Coordenador de formação e Gestor de formação desde 2013. Formador desde 2010 com mais de 10.000h de formação. Leciona as temáticas de: Comunicação; Gestão de conflitos, Gestão de Equipas, Cidadania, Comportamentos de risco, Vendas, Atendimento presencial e vendas, Merchandising.


  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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