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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Relacionamento interpessoal
    • Principais interlocutores:
      • Internos
        • Marketing
        • Vendas
        • Produção
        • Finanças
        • Investigação & Desenvolvimento
      • Externos
        • Clientes
        • Fornecedores
        • Transportadores
    • Factores pessoais
      • Auto estima e afiliação
      • Motivação
      • Realização pessoal e profissional
    • Factores organizacionais
      • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
      • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
      • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
    • Factores relacionais
      • Rigor / objectividade
      • Eficácia e assertividade
      • Empatia e disponibilidade
      • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
      • Recolher contributos das entidades envolvidas
      • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
  • Comunicação escrita e oral
    • Conteúdos e língua
    • Linguagem corporal
    • Estilos de linguagem
    • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
    • Clara seleção e identificação dos destinatários
    • Escolha do formato a utilizar
    • Formas de arquivo

Avaliação

1- A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

2- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

os cursos relacionados

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