Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Condições de Inscrição

    • Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
    • Caracterizar o conceito de identidade de género.
    • Debater acerca das questões de género e cidadania
    • Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

     

    • Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
    • Caracterizar o conceito de identidade de género.
    • Debater acerca das questões de género e cidadania
    • Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Relações afetivas nos diferentes contextos de vida
    • Identidade de género
    • Género e cidadania em contexto(s)
    • Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida
    • Expressão de sentimentos e emoções
    • Atitudes e comportamentos saudáveis

  • Avaliação

    1- A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

    A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

    B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

    C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

    D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

    2- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

Manifestar interesse Pedir contacto

os cursos relacionados

  • 761_09637 - Planificação de Atividades Educativas com Crianças e Jovens

  • 761_10648- Ato educativo-contexto e intervenientes

  • 761_P0005 - Intervenção Básica NEE na Educação Escolar