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Condições de Inscrição

  • Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
  • Caracterizar o conceito de identidade de género.
  • Debater acerca das questões de género e cidadania
  • Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

 

  • Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
  • Caracterizar o conceito de identidade de género.
  • Debater acerca das questões de género e cidadania
  • Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Relações afetivas nos diferentes contextos de vida
  • Identidade de género
  • Género e cidadania em contexto(s)
  • Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida
  • Expressão de sentimentos e emoções
  • Atitudes e comportamentos saudáveis

Avaliação

1- A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:

A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);

B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas);

C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);

D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).

2- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

os cursos relacionados

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