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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

O percurso Empreendedorismo, Criação e Gestão de Empresas é composto pelas seguintes UFCD’S:

  • 7852 -Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
  • 7853- Ideias e oportunidades de negócio
  • 7855 -Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
  • 2496 -Noções de cálculo financeiro

Damos preferência aos formandos/as que se inscrevam simultaneamente em todas as UFCD’S, contudo, se já frequentou alguma delas será possível inscrever-se apenas nas que lhe faltam desde que exista vaga.

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento: Explicar o conceito de empreendedorismo; Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor; Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras; Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor; Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.
  • Ideias e oportunidades de negócio: Identificar os desafios e problemas como oportunidades; Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado; Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades; Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio; Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso; Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução; Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
  • Plano de negócio: Criação de pequenos e médios negócios: Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho; Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio; Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver; Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira; Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa; Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa; Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros; Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida; Elaborar um plano de negócio.
  • Organização e gestão de pequenos negócios: Discriminar e descrever as etapas e aspetos relevantes para criar um projeto de empresa e a sua gestão; Definir objetivos e estratégias de orientação; Elaborar um projeto de implementação do negócio.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
    • Empreendedorismo
      • Conceito de empreendedorismo
      • Vantagens de ser empreendedor
      • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
    • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
      • Diagnóstico da experiência de vida
      • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
      • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
      • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
    • Caraterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
      • Pessoais
      • Autoconfiança e automotivação
      • Capacidade de decisão e de assumir riscos
      • Persistência e resiliência
      • Persuasão
      • Concretização
    • Técnicas
      • Área de negócio e de orientação para o cliente
      • Planeamento, organização e domínio das TIC
      • Liderança e trabalho em equipa
    • Fatores que inibem o empreendedorismo
    • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
      • Necessidades de caráter pessoal
      • Necessidades de caráter técnico
      • Empreendedor - autoavaliação
      • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor
  • Ideias e oportunidades de negócio
    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
      • Das oportunidades às ideias de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
      • Tipo de informação a recolher
    • Análise de experiências de criação de negócios
      • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
      • Modelos de negócio
    • Definição do negócio e do target
      • Definição sumária do negócio
      • Descrição sumária das atividades
      • Target a atingir
    • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
      • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
      • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
      • Banca, apoios privados e capitais próprios
      • Parcerias
    • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
      • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
      • Análise crítica do mercado
      • Análise crítica do negócio e/ou produto
      • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
    • Tipos de negócio
      • Natureza e constituição jurídica do negócio
    • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
      • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
      • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
  • Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
    • Planeamento e organização do trabalho
      • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
      • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
    • Conceito de plano de ação e de negócio
      • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
      • Análise de experiências de negócio
      • Análise SWOT do negócio
      • Segmentação do mercado
      • Plano de ação
      • Elaboração do plano individual de ação
    • Estratégia empresarial
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico
      • Formulação estratégica
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
      • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
      • Estratégias de internacionalização
      • Qualidade e inovação na empresa
    • Estratégia comercial e planeamento de marketing
      • Planeamento estratégico de marketing
      • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
      • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
      • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
      • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
      • Elaboração do plano de marketing
    • Estratégia de I&D
      • Incubação de empresas
      • Negócios de base tecnológica | Start-up
      • Patentes internacionais
      • Transferência de tecnologia
    • Financiamento
      • Tipos de abordagem ao financiador
      • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
      • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
    • Plano de negócio
      • Principais características de um plano de negócio
      • Desenvolvimento do conceito de negócio
      • Proposta de valor
      • Processo de tomada de decisão
      • Reformulação do produto/serviço
      • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
      • Estratégia de controlo de negócio
      • Planeamento financeiro
      • Acompanhamento da consecução do plano de negócio
    • Organização e gestão de pequenos negócios
      • As etapas de criação do seu negócio
        • Aspetos importantes para a elaborar um projeto de empresa
      • Aspetos legais inerentes à criação de empresas
        • Constituição legal da empresa
        • Obrigações legais
        • Registos e licenciamentos
        • Principais figuras jurídicas
      • As questões fiscais
        • A compra e venda de produtos
        • Títulos de crédito
        • Tipo de impostos
        • Análise de exercícios práticos
      • A componente económico-financeira da empresa
        • O balanço
        • Ativo
        • Passivo e capital próprio
        • Caso prático
        • A demonstração de resultados
        • Proveitos
        • Custos
        • Ponto crítico de vendas
        • Caso prático
        • Indicadores económico-financeiros
        • Fontes de financiamento das empresas
      • Projeto de empresa
        • Análise de casos práticos

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 341_00366 - Plano de Marketing

  • 840_04563 - Preparação do Trabalho, Planeamento e Orçamentação

  • 840_07844 - Gestão de Equipas