Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    O percurso Empreendedorismo, Criação e Gestão de Empresas é composto pelas seguintes UFCD’S:

    • 7852 -Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
    • 7853- Ideias e oportunidades de negócio
    • 7855 -Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
    • 2496 -Noções de cálculo financeiro

    Damos preferência aos formandos/as que se inscrevam simultaneamente em todas as UFCD’S, contudo, se já frequentou alguma delas será possível inscrever-se apenas nas que lhe faltam desde que exista vaga.

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento: Explicar o conceito de empreendedorismo; Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor; Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras; Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor; Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.
    • Ideias e oportunidades de negócio: Identificar os desafios e problemas como oportunidades; Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado; Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades; Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio; Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso; Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução; Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
    • Plano de negócio: Criação de pequenos e médios negócios: Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho; Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio; Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver; Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira; Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa; Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa; Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros; Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida; Elaborar um plano de negócio.
    • Organização e gestão de pequenos negócios: Discriminar e descrever as etapas e aspetos relevantes para criar um projeto de empresa e a sua gestão; Definir objetivos e estratégias de orientação; Elaborar um projeto de implementação do negócio.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
      • Empreendedorismo
        • Conceito de empreendedorismo
        • Vantagens de ser empreendedor
        • Espírito empreendedor versus espírito empresarial
      • Autodiagnóstico de competências empreendedoras
        • Diagnóstico da experiência de vida
        • Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
        • Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
        • Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
      • Caraterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
        • Pessoais
        • Autoconfiança e automotivação
        • Capacidade de decisão e de assumir riscos
        • Persistência e resiliência
        • Persuasão
        • Concretização
      • Técnicas
        • Área de negócio e de orientação para o cliente
        • Planeamento, organização e domínio das TIC
        • Liderança e trabalho em equipa
      • Fatores que inibem o empreendedorismo
      • Diagnóstico de necessidades do empreendedor
        • Necessidades de caráter pessoal
        • Necessidades de caráter técnico
        • Empreendedor - autoavaliação
        • Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor
    • Ideias e oportunidades de negócio
      • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
        • Noção de negócio sustentável
        • Identificação e satisfação das necessidades
      • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
        • Conceito básico de negócio
        • Das oportunidades às ideias de negócio
        • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
      • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
        • Formas de recolha de informação
        • Tipo de informação a recolher
      • Análise de experiências de criação de negócios
        • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
        • Modelos de negócio
      • Definição do negócio e do target
        • Definição sumária do negócio
        • Descrição sumária das atividades
        • Target a atingir
      • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
        • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
        • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
        • Banca, apoios privados e capitais próprios
        • Parcerias
      • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
        • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
        • Análise crítica do mercado
        • Análise crítica do negócio e/ou produto
        • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
      • Tipos de negócio
        • Natureza e constituição jurídica do negócio
      • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
        • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
        • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
    • Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
      • Planeamento e organização do trabalho
        • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
        • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
      • Conceito de plano de ação e de negócio
        • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
        • Análise de experiências de negócio
        • Análise SWOT do negócio
        • Segmentação do mercado
        • Plano de ação
        • Elaboração do plano individual de ação
      • Estratégia empresarial
        • Análise, formulação e posicionamento estratégico
        • Formulação estratégica
        • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
        • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
        • Estratégias de internacionalização
        • Qualidade e inovação na empresa
      • Estratégia comercial e planeamento de marketing
        • Planeamento estratégico de marketing
        • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
        • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
        • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
        • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
        • Elaboração do plano de marketing
      • Estratégia de I&D
        • Incubação de empresas
        • Negócios de base tecnológica | Start-up
        • Patentes internacionais
        • Transferência de tecnologia
      • Financiamento
        • Tipos de abordagem ao financiador
        • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
        • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
      • Plano de negócio
        • Principais características de um plano de negócio
        • Desenvolvimento do conceito de negócio
        • Proposta de valor
        • Processo de tomada de decisão
        • Reformulação do produto/serviço
        • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
        • Estratégia de controlo de negócio
        • Planeamento financeiro
        • Acompanhamento da consecução do plano de negócio
      • Organização e gestão de pequenos negócios
        • As etapas de criação do seu negócio
          • Aspetos importantes para a elaborar um projeto de empresa
        • Aspetos legais inerentes à criação de empresas
          • Constituição legal da empresa
          • Obrigações legais
          • Registos e licenciamentos
          • Principais figuras jurídicas
        • As questões fiscais
          • A compra e venda de produtos
          • Títulos de crédito
          • Tipo de impostos
          • Análise de exercícios práticos
        • A componente económico-financeira da empresa
          • O balanço
          • Ativo
          • Passivo e capital próprio
          • Caso prático
          • A demonstração de resultados
          • Proveitos
          • Custos
          • Ponto crítico de vendas
          • Caso prático
          • Indicadores económico-financeiros
          • Fontes de financiamento das empresas
        • Projeto de empresa
          • Análise de casos práticos

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

Manifestar interesse Pedir contacto

os cursos relacionados

  • 341_00366 - Plano de Marketing

  • 840_04563 - Preparação do Trabalho, Planeamento e Orçamentação

  • 840_07844 - Gestão de Equipas