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- Horário19:00 às 22:30
- Duração175.0 horas
- Início16/11/2022
- Fim02/06/2023
- Formandos Previstos16
- Nível InicialNível 4
- Local de FormaçãoSala Virtual -
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Apresentação
Destinatários: Este curso destina-se a todos/as interessados/as que reúnam as Condições de Inscrição.
Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação
Âmbito geográfico: Regiões do Centro.
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Observações
O percurso Empreendedorismo, Criação e Gestão de Empresas é composto pelas seguintes UFCD’S:
- 7852 -Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
- 7853- Ideias e oportunidades de negócio
- 7855 -Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
- 2496 -Organização e gestão de pequenos negócios
Damos preferência aos formandos/as que se inscrevam simultaneamente em todas as UFCD’S, contudo, se já frequentou alguma delas será possível inscrever-se apenas nas que lhe faltam desde que exista vaga.
Por favor, para confirmar a existência de possíveis vagas, contacte-nos.
- A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente.
- A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
- A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
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Datas de Realização
A formação irá decorrer às quartas e sextas em horário pós-laboral.
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Condições de Inscrição
- Requisitos necessários para se poder inscrever:
- Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
- Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
- Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
- Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
- Documentos necessário para a inscrição:
- Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
- Certificado Habilitações
- Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
- IBAN – Documento bancário com o nome do formando
- Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
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Objetivos Específicos
- Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento: Explicar o conceito de empreendedorismo; Identificar as vantagens e os riscos de ser empreendedor; Aplicar instrumentos de diagnóstico e de autodiagnóstico de competências empreendedoras; Analisar o perfil pessoal e o potencial como empreendedor; Identificar as necessidades de desenvolvimento técnico e comportamental, de forma a favorecer o potencial empreendedor.
- Ideias e oportunidades de negócio: Identificar os desafios e problemas como oportunidades; Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado; Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades; Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio; Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso; Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução; Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
- Plano de negócio: Criação de pequenos e médios negócios: Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho; Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio; Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver; Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira; Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa; Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa; Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros; Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida; Elaborar um plano de negócio.
- Organização e gestão de pequenos negócios: Discriminar e descrever as etapas e aspetos relevantes para criar um projeto de empresa e a sua gestão; Definir objetivos e estratégias de orientação; Elaborar um projeto de implementação do negócio.
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Conteúdos Programáticos
- Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
- Empreendedorismo
- Conceito de empreendedorismo
- Vantagens de ser empreendedor
- Espírito empreendedor versus espírito empresarial
- Autodiagnóstico de competências empreendedoras
- Diagnóstico da experiência de vida
- Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
- Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
- Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
- Caraterísticas e competências-chave do perfil empreendedor
- Pessoais
- Autoconfiança e automotivação
- Capacidade de decisão e de assumir riscos
- Persistência e resiliência
- Persuasão
- Concretização
- Técnicas
- Área de negócio e de orientação para o cliente
- Planeamento, organização e domínio das TIC
- Liderança e trabalho em equipa
- Fatores que inibem o empreendedorismo
- Diagnóstico de necessidades do empreendedor
- Necessidades de caráter pessoal
- Necessidades de caráter técnico
- Empreendedor - autoavaliação
- Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor
- Ideias e oportunidades de negócio
- Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
- Noção de negócio sustentável
- Identificação e satisfação das necessidades
- Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
- Conceito básico de negócio
- Das oportunidades às ideias de negócio
- Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
- Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
- Formas de recolha de informação
- Tipo de informação a recolher
- Análise de experiências de criação de negócios
- Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Modelos de negócio
- Definição do negócio e do target
- Definição sumária do negócio
- Descrição sumária das atividades
- Target a atingir
- Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
- Meios e recursos de apoio à criação de negócios
- Serviços e apoios públicos – programas e medidas
- Banca, apoios privados e capitais próprios
- Parcerias
- Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
- Análise do negócio a criar e sua validação prévia
- Análise crítica do mercado
- Análise crítica do negócio e/ou produto
- Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
- Tipos de negócio
- Natureza e constituição jurídica do negócio
- Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
- Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
- Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
- Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
- Planeamento e organização do trabalho
- Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
- Atitude, trabalho e orientação para os resultados
- Conceito de plano de ação e de negócio
- Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise de experiências de negócio
- Análise SWOT do negócio
- Segmentação do mercado
- Plano de ação
- Elaboração do plano individual de ação
- Estratégia empresarial
- Análise, formulação e posicionamento estratégico
- Formulação estratégica
- Planeamento, implementação e controlo de estratégias
- Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias de internacionalização
- Qualidade e inovação na empresa
- Estratégia comercial e planeamento de marketing
- Planeamento estratégico de marketing
- Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
- Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
- Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
- Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
- Elaboração do plano de marketing
- Estratégia de I&D
- Incubação de empresas
- Negócios de base tecnológica | Start-up
- Patentes internacionais
- Transferência de tecnologia
- Financiamento
- Tipos de abordagem ao financiador
- Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
- Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
- Plano de negócio
- Principais características de um plano de negócio
- Desenvolvimento do conceito de negócio
- Proposta de valor
- Processo de tomada de decisão
- Reformulação do produto/serviço
- Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
- Estratégia de controlo de negócio
- Planeamento financeiro
- Acompanhamento da consecução do plano de negócio
- Organização e gestão de pequenos negócios
- As etapas de criação do seu negócio
- Aspetos importantes para a elaborar um projeto de empresa
- Aspetos legais inerentes à criação de empresas
- Constituição legal da empresa
- Obrigações legais
- Registos e licenciamentos
- Principais figuras jurídicas
- As questões fiscais
- A compra e venda de produtos
- Títulos de crédito
- Tipo de impostos
- Análise de exercícios práticos
- A componente económico-financeira da empresa
- O balanço
- Ativo
- Passivo e capital próprio
- Caso prático
- A demonstração de resultados
- Proveitos
- Custos
- Ponto crítico de vendas
- Caso prático
- Indicadores económico-financeiros
- Fontes de financiamento das empresas
- Projeto de empresa
- Análise de casos práticos
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Avaliação
- A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
- Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
- Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
- Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
- Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
- O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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Metodologia
- Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
- Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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