Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Identificar as "necessidades especiais" de clientes e as caraterísticas deste segmento da procura turística e aplicar as técnicas de acolhimento e atendimento inclusivo.
    • Identificar os requisitos de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, produtos de apoio disponíveis e requisitos do serviço turístico inclusivo.
    • Reconhecer a dimensão do potencial de negócio do turismo acessível e a importância da sustentabilidade para o respetivo mercado e setor.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Turismo acessível e inclusivo
      • “Pessoas com deficiência” e “pessoas com necessidades especiais”
      • Requisitos da oferta turística
      • Diversidade humana, diferenças individuais e competências de cidadania
      • Espaço de convergência de interesses e de vontades
      • Turismo acessível e inclusivo e outras designações utilizadas
      • Contexto político e normativo - enquadramento e direitos das pessoas com deficiência
      • Contexto internacional: posicionamento da Organização Mundial do Turismo e da União Europeia
      • Condições de acessibilidade e produtos de apoio
    • Os clientes/turistas com diferentes tipos de limitações
      • Motoras, visuais, auditivas, intelectuais
      • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
      • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
      • Técnicas de relacionamento interpessoal
    • Os clientes/turistas com limitações decorrentes do processo de envelhecimento
      • Limitações motoras diversas decorrentes do processo de envelhecimento
      • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
      • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
      • Técnicas de relacionamento interpessoal
    • Os clientes /turistas com limitações decorrentes de outras situações relacionadas com as suas condições gerais de saúde
      • Pessoas com redução pontual na sua mobilidade devida a acidentes
      • Pessoas grávidas em fim de gestação, pais com crianças de colo e com carrinhos de bebé
      • Pessoas com caraterísticas físicas excecionais (estatura e/ou peso)
      • Pessoas com sequelas de diversas patologias (cardíacas, respiratórias, neurológicas, oncológicas, entre outras)
      • Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e respiratórias
      • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
      • Técnicas de relacionamento interpessoal

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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