Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho - ISO 45001: Aplicar os Requisitos de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, com base no Referencial Normativo ISO 45001, demonstrando um claro domínio dos requisitos considerados críticos.
    • Auditorias a sistemas de gestão - ISO 19011: Aplicar os princípios de auditorias, através de simulação de auditorias, demonstrando um claro domínio do referencial ISO 19011 nos diversos requisitos.
    • Auditorias ao sistema de gestão da qualidade: Identificar os objetivos das auditorias. Identificar as fases de uma auditoria. Aplicar as bases comportamentais para a auditoria.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho - ISO 45001
      • Conceitos e terminologia
        • Risco
        • Identificação de risco
        • Incidentes
      • Legislação nacional e europeia
      • A Norma ISO 45001
        • A Norma Portuguesa NP 4397
      • Análise dos requisitos da norma de sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional
      • Os indicadores de desempenho de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional
      • Metodologias de implementação de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional
    • Auditorias a sistemas de gestão - ISO 19011
      • A Norma ISO 19011
        • Princípios das auditorias
        • Critérios de auditorias
        • Gestão de um programa de auditorias
      • Realizar uma auditoria
        • Iniciar a auditoria
        • Preparar as atividades de auditoria
        • Conduzir as atividades de auditoria
        • Preparar e distribuir o relatório de auditoria
        • Encerrar a auditoria
      • Competências e avaliação de auditores
    • Auditorias ao sistema de gestão da qualidade
      • Auditorias - parte técnica
        • Quadro deontológico
        • Papel do auditor
        • Papel do auditado
      • Norma NP EN ISO 19011
      • Objetivos das auditorias
      • Regras e responsabilidades
        • Equipa auditora - auditor coordenador e auditores
        • Cliente
        • Auditado
      • Fases fundamentais de uma auditoria
        • Definição do âmbito
        • Análise inicial da documentação
        • Preparação
        • Realização
        • Relatório
        • Seguimento e ações corretivas
        • Conclusões
      • Auditorias de certificação - metodologias mais comuns
      • Monitorização do programa de auditorias
      • Indicadores de desempenho para o programa de auditorias
      • Revisão ao programa de auditorias
      • Melhoria do programa de auditorias
      • Auditorias – parte comportamental
        • Perceção interpessoal e comunicação
        • Processo comunicacional
        • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
        • Assertividade
        • Análise transacional
        • Gestão de conflitos
        • Gestão do tempo
        • Técnicas de comunicação aplicadas à auditoria
        • Técnicas de entrevista aplicadas à auditoria
        • As reuniões em auditoria – preparação e condução de reuniões
        • Técnicas para as reuniões eficazes
        • Técnicas de comunicação escrita – o relatório da auditoria
      • Auditorias a sistemas integrados de gestão
        • Fases fundamentais de uma auditoria a sistemas integrados
        • Análise inicial da documentação
      • Particularidades da documentação de um sistema integrado
        • Preparação
        • Realização
        • Relatório
      • Seguimento e ações corretivas
      • Conclusões

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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