Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    O percurso de Intervenção Básica NEE na Educação Escolar é composto pelas seguintes UFCD’S:

    • 9647 - Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
    • 9648 - Educação para os afetos e sexualidade
    • 9649 - Educação inclusiva e necessidades educativas específicas
    • 9650 - Interação e rotinas diárias com crianças e jovens com necessidades educativas específicas

     

    Damos preferência aos formandos/as que se inscrevam simultaneamente em todas as UFCD’S, contudo, se já frequentou alguma delas será possível inscrever-se apenas nas que lhe faltam desde que exista vaga.

    Por favor, para confirmar a existência de possíveis vagas, contacte-nos.

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas: Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE; Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
    • Educação para os afetos e sexualidade: Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança; Caracterizar o conceito de identidade de género; Debater acerca das questões de género e cidadania; Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
    • Educação inclusiva e necessidades educativas específicas: Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas; Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas; Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas; Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.
    • Interação e rotinas diárias com crianças e jovens com necessidades educativas específicas: Reconhecer formas de interação positiva no contexto das rotinas diárias, promotoras do desenvolvimento e bem-estar da criança e do jovem com necessidades educativas específicas; Apoiar as crianças e jovens com necessidades educativas específicas nas suas rotinas diárias.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

      • Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
        • Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
          • Principais características
          • Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
        • Qualidade de vida
          • Conceito de qualidade de vida
        • Comunicação aumentativa e alternativa
          • Comunicação aumentativa
          • Comunicação alternativa
          • Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
        • Mobilidade, manipulação e acessibilidades
          • Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
          • Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
          • Acessibilidade física e digital
        • Educação para os afetos e sexualidade
          • Relações afetivas nos diferentes contextos de vida
          • Identidade de género
          • Género e cidadania em contexto(s)
          • Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida
          • Expressão de sentimentos e emoções
          • Atitudes e comportamentos saudáveis
        • Educação inclusiva e necessidades educativas específicas
          • Educação inclusiva
            • Princípios e valores da educação inclusiva
          • Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
            • Conceitos de atividade e participação
            • Conceito de deficiências e incapacidade
            • Modelo de funcionalidade e incapacidade
          • Interação família/equipa educativa
        • Interação e rotinas diárias com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
          • Estratégias interativas com a criança e jovens
          • Crianças e jovens com dificuldades alimentares
            • Condições médicas
            • Problemas oro-motores (mastigação/deglutição)
            • Sensibilidade oral
            • Seletividade alimentar
            • Diferentes vias de alimentação
            • Necessidades nutricionais específicas
          • Cuidados de higiene e bem-estar para crianças e jovens com mobilidade reduzida
          • Higiene da pele
          • Posicionamento

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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