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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
      • Análise SWOT do negócio
    • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
      • Abordagem e estudo do mercado
      • Mercado concorrencial
      • Estratégias de penetração no mercado
      • Perspetivas futuras de mercado
    • Plano de ação
      • Elaboração do plano individual de ação
        • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
        • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
      • Estratégia empresarial
        • Análise, formulação e posicionamento estratégico
        • Formulação estratégica
        • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
        • Negócios de base tecnológica | Start-up
        • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
        • Estratégias de internacionalização
        • Qualidade e inovação na empresa
      • Plano de negócio
        • Principais características de um plano de negócio
          • Objetivos
          • Mercado, interno e externo, e política comercial
          • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
          • Etapas e atividades
          • Recursos humanos
          • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
        • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
          • Elaboração do plano de ação
          • Elaboração do plano de marketing
          • Desvios ao plano
        • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
        • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
        • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
        • Acompanhamento do plano de negócio
      • Negociação com os financiadores

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 341_00383 - Direito e Documentação Comercial

  • 341_07853 - Ideias e Oportunidades de Negócio

  • 840_04563 - Preparação do Trabalho, Planeamento e Orçamentação