Este site utiliza
cookies
. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa
Política de Cookies.
Fechar
Menu
LOGIN
Home
Catálogo
Área Pessoal
Cursos
Menu Lateral
341_07854 - Plano de Negócio – Criação de Micronegócios
Duração e Módulos
1 módulos | 25.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso
341_07854 - Plano de Negócio – Criação de Micronegócios
Manifestar interesse
Pedir contacto
Condições de Inscrição
Requisitos necessários para se poder inscrever:
Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
Documentos necessário para a inscrição:
Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
Certificado Habilitações
Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
IBAN – Documento bancário com o nome do formando
Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
Observações
A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
Metodologia
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
Conteúdos Programáticos
Planeamento e organização do trabalho
Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
Atitude, trabalho e orientação para os resultados
Conceito de plano de ação e de negócio
Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
Análise de experiências de negócio
Negócios de sucesso
Insucesso nos negócios
Análise SWOT do negócio
Pontos fortes e fracos
Oportunidades e ameaças ou riscos
Segmentação do mercado
Abordagem e estudo do mercado
Mercado concorrencial
Estratégias de penetração no mercado
Perspetivas futuras de mercado
Plano de ação
Elaboração do plano individual de ação
Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
Processo de angariação de clientes e negociação contratual
Estratégia empresarial
Análise, formulação e posicionamento estratégico
Formulação estratégica
Planeamento, implementação e controlo de estratégias
Negócios de base tecnológica | Start-up
Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
Estratégias de internacionalização
Qualidade e inovação na empresa
Plano de negócio
Principais características de um plano de negócio
Objetivos
Mercado, interno e externo, e política comercial
Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
Etapas e atividades
Recursos humanos
Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
Elaboração do plano de ação
Elaboração do plano de marketing
Desvios ao plano
Avaliação do potencial de rendimento do negócio
Elaboração do plano de aquisições e orçamento
Definição da necessidade de empréstimo financeiro
Acompanhamento do plano de negócio
Negociação com os financiadores
Avaliação
A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
os cursos relacionados
341_00383 - Direito e Documentação Comercial
341_07853 - Ideias e Oportunidades de Negócio
840_04563 - Preparação do Trabalho, Planeamento e Orçamentação