Informação sobre a edição do curso

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  • Horário3ª e 5ª das 18:30h às 22:30h
  • Duração25.0 horas
  • Dias7
  • Início11/10/2022
  • Fim03/11/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Nível FinalNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a todos/as interessados/as que reúnam as Condições de Inscrição.

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte e Centro.

  • Referencial

    Técnico/a Comercial

  • Área de Formação

    Comércio

  • Datas de Realização

    A formação irá decorrer ás terça e quintas em horário pós-laboral.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
    • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
    • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
    • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
    • Elaborar um plano de negócio.

  • Conteúdos Programáticos

    • Planeamento e organização do trabalho
      • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
      • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
    • Conceito de plano de ação e de negócio
      • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
      • Análise de experiências de negócio
        • Negócios de sucesso
        • Insucesso nos negócios
        • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
        • Oportunidades e ameaças ou riscos
      • Segmentação do mercado
        • Abordagem e estudo do mercado
        • Mercado concorrencial
        • Estratégias de penetração no mercado
        • Perspetivas futuras de mercado
      • Plano de ação
        • Elaboração do plano individual de ação
          • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
          • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
        • Estratégia empresarial
          • Análise, formulação e posicionamento estratégico
          • Formulação estratégica
          • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
          • Negócios de base tecnológica | Start-up
          • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
          • Estratégias de internacionalização
          • Qualidade e inovação na empresa
        • Plano de negócio
          • Principais características de um plano de negócio
            • Objetivos
            • Mercado, interno e externo, e política comercial
            • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
            • Etapas e atividades
            • Recursos humanos
            • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
          • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
            • Elaboração do plano de ação
            • Elaboração do plano de marketing
            • Desvios ao plano
          • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
          • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
          • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
          • Acompanhamento do plano de negócio
        • Negociação com os financiadores

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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