Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Intervenção precoce
      • Definição
      • Destinatários
      • Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
        • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
        • Organização e competências
        • Critérios de elegibilidade e encaminhamento
        • Metodologia de intervenção dos organismos competentes
        • Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
      • Problemas de desenvolvimento
        • Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
      • Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
      • Cuidados a prestar à criança
      • Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Reconhecer o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
    • Reconhecer a importância da articulação entre as Equipas Locais de Intervenção e a família.
    • Caracterizar o modelo de intervenção e sua articulação com os vários subsistemas.
    • Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Intervenção precoce
      • Definição
      • Destinatários
      • Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
        • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
        • Organização e competências
        • Critérios de elegibilidade e encaminhamento
        • Metodologia de intervenção dos organismos competentes
        • Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
      • Problemas de desenvolvimento
        • Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
      • Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
      • Cuidados a prestar à criança
      • Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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