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- Horário19:00 às 22:30
- Duração25.0 horas
- Dias7
- Início11/10/2022
- Fim08/11/2022
- Formandos Previstos16
- Nível InicialNível 2
- Local de FormaçãoSala Virtual -
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Apresentação
Destinatários: Este curso destina-se a Técnicos/as de Ação Educativa, assim como a outros/as interessados/as.
Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação
Âmbito geográfico: Regiões do Norte.
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Referencial
Técnico/a de Ação Educativa
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Área de Formação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
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Observações
- A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
- A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
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Condições de Inscrição
- Requisitos necessários para se poder inscrever:
- Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
- Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
- Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
- Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
- Documentos necessário para a inscrição:
- Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
- Certificado Habilitações
- Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
- IBAN – Documento bancário com o nome do formando
- Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
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Objetivos Específicos
- Reconhecer o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
- Reconhecer a importância da articulação entre as Equipas Locais de Intervenção e a família.
- Caracterizar o modelo de intervenção e sua articulação com os vários subsistemas.
- Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens.
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Conteúdos Programáticos
- Intervenção precoce
- Definição
- Destinatários
- Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
- Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
- Organização e competências
- Critérios de elegibilidade e encaminhamento
- Metodologia de intervenção dos organismos competentes
- Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
- Problemas de desenvolvimento
- Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
- Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
- Cuidados a prestar à criança
- Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família
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Avaliação
- A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
- Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
- Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
- Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
- Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
- O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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Metodologia
- Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
- Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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