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Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Referencial de Formação

Técnico/a de Cozinha/Pastelaria

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar a organização e as regras de funcionamento da cozinha.
  • Identificar os equipamentos e utensílios de cozinha adequados às diferentes técnicas de preparação e confeção dos produtos alimentares.
  • Identificar os procedimentos inerentes à produção na cozinha.
  • Reconhecer a importância do cumprimento das normas de higiene e segurança.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Organização e funcionamento da cozinha
    • Tipologia de serviços
    • Instalações (estrutura de cozinha clássica e estrutura de cozinha contemporânea)
    • Equipamentos (fixo de confeção, de preparação, de armazenagem, de conservação, eletromecânico)
    • Utensílios (material móvel e de corte)
    • Indumentária
    • Brigada de cozinha
    • Circuitos
    • Terminologia
  • Tecnologia dos equipamentos e utensílios de cozinha
    • Características
    • Funções
    • Higienização, manutenção e conservação
  • Procedimentos de organização da cozinha
    • Processo e suporte documental
    • Legislação reguladora da comercialização de produtos alimentares
    • Planeamento da produção
    • Disposição dos meios físicos
    • Organização do trabalho
    • Gestão da roda de serviço
    • Previsão dos meios necessários
    • Limpeza da secção
  • Normas de higiene e segurança

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.