Informação sobre a edição do curso

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  • Horário19:00 às 22:30
  • Duração25.0 horas
  • Dias7
  • Início11/10/2022
  • Fim08/11/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

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  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Cozinheiros/as e Empregados/as de Restaurante e Bar, assim como a outros/as interessados/as. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Referencial

    Empregado/a de Restaurante/Bar

  • Área de Formação

    Hotelaria e Restauração

  • Datas de Realização

    A formação irá decorrer ás terças e quintas-feiras em horário pós-laboral.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Identificar as estruturas organizacionais na restauração.
    • Aplicar as regras profissionais em contexto de trabalho.
    • Aplicar técnicas de comunicação no âmbito do trabalho em equipa.

  • Conteúdos Programáticos

    • Estruturas organizacionais na restauração
      • Organização interna
      • Hierarquia profissional
      • Brigadas e funções
    • Regras profissionais específicas
      • Apresentação
      • Vestuário
      • Assiduidade e pontualidade
      • Atitude e postura profissionais
      • Normas de higiene e segurança
    • Trabalho em equipa
      • Comunicação interpessoal
      • Estilos comunicacionais
      • Organização do trabalho
      • Gestão de conflitos

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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