Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Segurança e Higiene no Trabalho

Referencial de Formação

Técnico/a de Segurança no Trabalho

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional.
  • Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Comunicação interpessoal
    • Comunicação interpessoal – conceitos gerais
      • Discussão
      • Conflito
      • Consenso
      • Negociação
      • Argumentação e persuasão
      • Concessão
      • Prova
      • Confiança
      • Escuta
      • Influência
    • Análise de comportamentos individuais e em grupo
    • Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes
    • Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial
    • Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos
    • Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação
    • Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual
  • Comunicação institucional
    • Comunicação institucional – fundamentos gerais
      • Edição
      • Carta gráfica
      • Multimédia
      • Montagem
      • Revista de imprensa, desdobrável e encarte
      • Publicidade de produto e institucional
      • Stand eexposição
      • Afixação e painel
      • Organização virtual
      • Redes de comunicação
    • Utilização de meios de difusão
      • Magnetoscópio
      • Retroprojetor, projetor vídeo e data-show
      • CD-ROM
      • Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica
      • Televisão
      • Banco de imagens ou de vídeo
      • Internet
    • Identificação de mensagens dirigidas à organização
      • Mensagens postais e eletrónicas
    • Meios de comunicação social
    • Preparação de elementos de informação para o exterior da organização
      • Dossiê de imprensa
      • Comunicados de imprensa
      • Notícias
      • Newsletters
      • Folhetos e desdobráveis
    • Análise de necessidades de comunicação institucional
    • Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo
      • Fotógrafo, jornalista e cineasta
      • Agência
    • Montagem de textos e ilustrações
    • Preparação de exposições na organização ou em eventos externos

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.