Informação sobre a edição do curso

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  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração25.0 horas
  • Dias7
  • Início09/09/2022
  • Fim30/09/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 4
  • Local de FormaçãoSala Virtual

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  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Técnicos/as de Gestão de Transportes, assim como a outros/as interessados/as. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Centro.

  • Referencial

    Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

  • Área de Formação

    Serviços de Transporte

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Datas de Realização

    A formação irá decorrer ás quartas e sextas em horário pós-laboral.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo.
    • Avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro ou identificar fatores de incerteza no rendimento e na despesa.
    • Distinguir entre objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo.
    • Utilizar a conta de depósito à ordem e os meios de pagamento.
    • Distinguir entre despesas fixas e variáveis e entre despesas necessárias e supérfluas.

  • Conteúdos Programáticos

    • Orçamento familiar
      • Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas
      • Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social
      • Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido
      • Tipos de despesas
      • Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos)
      • Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação)
      • Despesas variáveis não prioritárias
      • A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas
    • Planeamento do orçamento
      • Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo
      • Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo
      • A poupança
    • Fatores de incerteza
      • No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção)
      • Nas despesas (e.g. doença, acidente)
    • Precaução
      • Constituição de um 'fundo de emergência' para fazer face a imprevistos
      • Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde)
    • Conta de depósitos à ordem
      • Abertura da conta à ordem: elementos de identificação
      • Tipo de conta: individual, solidária e conjunta
      • Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado
      • Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem
      • Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem
      • Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos
    • Meios de pagamento
      • Notas e moedas
      • Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso
      • Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento
      • Transferências interbancárias
      • Cartões de débito
      • Cartões de crédito

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Nuno Cardoso

    • Nuno Miguel Mendes Cardoso (N.1980). Coordenador de formação e Gestor de formação desde 2013. Formador desde 2010 com mais de 10.000h de formação. Leciona as temáticas de: Comunicação; Gestão de conflitos, Gestão de Equipas, Cidadania, Comportamentos de risco, Vendas, Atendimento presencial e vendas, Merchandising.


  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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