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Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Turismo Acessível
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 5
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Identificar as "necessidades especiais" de clientes e as caraterísticas deste segmento da procura turística e aplicar as técnicas de acolhimento e atendimento inclusivo.
  • Identificar os requisitos de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, produtos de apoio disponíveis e requisitos do serviço turístico inclusivo.
  • Reconhecer a dimensão do potencial de negócio do turismo acessível e a importância da sustentabilidade para o respetivo mercado e setor.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Turismo acessível e inclusivo

  • “Pessoas com deficiência” e “pessoas com necessidades especiais”
  • Requisitos da oferta turística
  • Diversidade humana, diferenças individuais e competências de cidadania
  • Espaço de convergência de interesses e de vontades
  • Turismo acessível e inclusivo e outras designações utilizadas
  • Contexto político e normativo - enquadramento e direitos das pessoas com deficiência
  • Contexto internacional: posicionamento da Organização Mundial do Turismo e da União Europeia
  • Condições de acessibilidade e produtos de apoio

Módulo 2 – Os clientes/turistas com diferentes tipos de limitações

  • Motoras, visuais, auditivas, intelectuais
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Módulo 3 – Os clientes/turistas com limitações decorrentes do processo de envelhecimento

  • Limitações motoras diversas decorrentes do processo de envelhecimento
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Módulo 4 – Os clientes /turistas com limitações decorrentes de outras situações relacionadas com as suas condições gerais de saúde

  • Pessoas com redução pontual na sua mobilidade devida a acidentes
  • Pessoas grávidas em fim de gestação, pais com crianças de colo e com carrinhos de bebé
  • Pessoas com caraterísticas físicas excecionais (estatura e/ou peso)
  • Pessoas com sequelas de diversas patologias (cardíacas, respiratórias, neurológicas, oncológicas, entre outras)
  • Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e respiratórias
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.