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Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Turismo Acessível
Nível Inicial
Nível 5
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações com nível de Ensino Secundário ou de 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano), quando esteja em processo de RVCC de nível Secundário ou processo de certificação ao abrigo do DL nº 357/2007, de 29 de outubro.
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos;
  • Residir na Região Norte, Centro e Alentejo;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários para pré-inscrição:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar as "necessidades especiais" de clientes e as caraterísticas deste segmento da procura turística e aplicar as técnicas de acolhimento e atendimento inclusivo.
  • Identificar os requisitos de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, produtos de apoio disponíveis e requisitos do serviço turístico inclusivo.
  • Reconhecer a dimensão do potencial de negócio do turismo acessível e a importância da sustentabilidade para o respetivo mercado e setor.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Turismo acessível e inclusivo

  • “Pessoas com deficiência” e “pessoas com necessidades especiais”
  • Requisitos da oferta turística
  • Diversidade humana, diferenças individuais e competências de cidadania
  • Espaço de convergência de interesses e de vontades
  • Turismo acessível e inclusivo e outras designações utilizadas
  • Contexto político e normativo - enquadramento e direitos das pessoas com deficiência
  • Contexto internacional: posicionamento da Organização Mundial do Turismo e da União Europeia
  • Condições de acessibilidade e produtos de apoio

Os clientes/turistas com diferentes tipos de limitações

  • Motoras, visuais, auditivas, intelectuais
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Os clientes/turistas com limitações decorrentes do processo de envelhecimento

  • Limitações motoras diversas decorrentes do processo de envelhecimento
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Os clientes /turistas com limitações decorrentes de outras situações relacionadas com as suas condições gerais de saúde

  • Pessoas com redução pontual na sua mobilidade devida a acidentes
  • Pessoas grávidas em fim de gestação, pais com crianças de colo e com carrinhos de bebé
  • Pessoas com caraterísticas físicas excecionais (estatura e/ou peso)
  • Pessoas com sequelas de diversas patologias (cardíacas, respiratórias, neurológicas, oncológicas, entre outras)
  • Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e respiratórias
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.