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  • Duração25.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias7
  • Formandos previstos16
Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Referencial de Formação

Técnico/a Especialista em Gestão e Produção de Cozinha

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer o papel das pessoas nas organizações e valorizar o papel de cada elemento na organização.
  • Aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, liderança e motivação de equipas.
  • Aplicar técnicas de organização, gestão e avaliação de equipas de trabalho.
  • Analisar as competências dentro da organização e constituir equipas de trabalho.
  • Apoiar no desenvolvimento de um processo de recrutamento e seleção completo.
  • Gerir a carreira profissional, reconhecendo a importância da atitude individual e o papel da rede de contactos profissionais para o sucesso.
  • Criar um plano de marketing pessoal.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Papel das pessoas nas organizações e a importância do trabalho em equipa
    • Conceito de organização, estrutura, clima e cultura organizacionais
    • Dinâmicas e tipos de equipas
    • Diagnóstico de necessidades de evolução individuais e da equipa
    • Motivação de equipas – técnicas, comportamento e avaliação
    • Gestão do conflito – métodos e técnicas em contexto de equipa
  • Estilos de liderança adaptados às equipas
    • Liderar pelo exemplo
    • O papel das emoções na liderança
    • Os diferentes estilos de líder
    • Estilo pessoal de liderança
  • Perfis e desenvolvimento de competências
  • Processo de recrutamento e seleção
    • Sourcing: pesquisa interna e pesquisa externa
    • Tipos de recrutamento e técnicas de seleção de candidatos
  • Desenvolvimento de competências para aumentar a eficácia – domínio pessoal e interpessoal
    • Proatividade
    • Soluções ganhar-ganhar
    • Empatia e escuta ativa
    • Redes sociais – perfil profissional
    • Página pessoal
    • Blog
    • E-portefolio
    • Noção de sinergia
    • Marketing pessoal
  • Preparação para um novo emprego

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.