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Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Turismo Acessível
Nível Inicial
Nível 5
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao Ensino Secundário;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar as "necessidades especiais" de clientes e as caraterísticas deste segmento da procura turística e aplicar as técnicas de acolhimento e atendimento inclusivo.
  • Identificar os requisitos de acessibilidade para clientes com necessidades especiais, produtos de apoio disponíveis e requisitos do serviço turístico inclusivo.
  • Reconhecer a dimensão do potencial de negócio do turismo acessível e a importância da sustentabilidade para o respetivo mercado e setor.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Turismo acessível e inclusivo

  • “Pessoas com deficiência” e “pessoas com necessidades especiais”
  • Requisitos da oferta turística
  • Diversidade humana, diferenças individuais e competências de cidadania
  • Espaço de convergência de interesses e de vontades
  • Turismo acessível e inclusivo e outras designações utilizadas
  • Contexto político e normativo - enquadramento e direitos das pessoas com deficiência
  • Contexto internacional: posicionamento da Organização Mundial do Turismo e da União Europeia
  • Condições de acessibilidade e produtos de apoio

Os clientes/turistas com diferentes tipos de limitações

  • Motoras, visuais, auditivas, intelectuais
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Os clientes/turistas com limitações decorrentes do processo de envelhecimento

  • Limitações motoras diversas decorrentes do processo de envelhecimento
  • Necessidades especiais, requisitos de acessibilidade
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Os clientes /turistas com limitações decorrentes de outras situações relacionadas com as suas condições gerais de saúde

  • Pessoas com redução pontual na sua mobilidade devida a acidentes
  • Pessoas grávidas em fim de gestação, pais com crianças de colo e com carrinhos de bebé
  • Pessoas com caraterísticas físicas excecionais (estatura e/ou peso)
  • Pessoas com sequelas de diversas patologias (cardíacas, respiratórias, neurológicas, oncológicas, entre outras)
  • Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares e respiratórias
  • Técnicas de acolhimento, atendimento e serviço
  • Técnicas de relacionamento interpessoal

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.