Informação sobre a edição do curso

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto
  • HorárioDas 18:30 às 22:30
  • Duração50.0 horas
  • Dias16
  • Início04/08/2022
  • Fim15/09/2022
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 4
  • Local de FormaçãoSala Virtual

    -
  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a Rececionista de Hotel e Técnico/a de Manutenção – Hoteleira, assim como a outros/as interessados/as. 

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte.

  • Referencial

    Rececionista de Hotel

  • Área de Formação

    Hotelaria e Restauração

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Datas de Realização

    A formação irá decorrer ás terça e quintas em horário pós-laboral.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Objetivos Específicos

    • Reconhecer o fenómeno turístico nacional e internacional e a sua incidência sobre a atividade económica nacional e regional.

  • Conteúdos Programáticos

    • O fenómeno turístico
      • Conceito de Turismo
      • Aspectos fundamentais do fenómeno turístico
      • Antecedentes históricos
      • Desenvolvimento do turismo de massas
      • Repercussões sobre as atividades económicas diretas e indiretas
    • Novas tendências do turismo
      • Tipos de turismo
      • Novos produtos e serviços turísticos
    • A organização dos serviços de turismo em Portugal, no plano nacional, regional e local
      • Órgãos locais e nacionais de turismo
      • Entidades de informação turística e serviços turísticos
      • Guias turísticos do país, da região e da localidade
    • Organismos Internacionais de turismo
    • Estabelecimentos de hotelaria e restauração e turismo e lazer
    • A hotelaria
      • Definição, características e classificação
      • Tipos de estabelecimentos hoteleiros tradicionais
      • Os alojamentos turísticos
      • Formas modernas de hospedagem e acolhimento
    • A organização funcional de um hotel
      • Recepção/portaria
      • Andares
      • Lavandaria
      • Economato
      • Cozinha/pastelaria
      • Restaurante
      • Bar e animação
    • Restaurantes e cafetarias
      • Definição
      • Características e classificação
      • Funções
      • Pessoal
    • Explorações para-hoteleiras
      • Aldeias turísticas
      • Pousadas de juventude
      • Colónias de férias
      • Parques de campismo e caravanismo
      • Unidade de alogamento local
    • Legislação reguladora da atividade hoteleira

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Formador(es)

    • Vanessa Patrícia Assunção Costa


  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Inscrever nesta edição Manifestar interesse Todas as edições Pedir contacto

os cursos relacionados

  • 811_03330 - Atendimento de Clientes na Receção

  • 811_03426 - Língua Inglesa - Manutenção Hoteleira

  • 811_03435 - Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Gestão de Reservas