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  • Duração50.0 horas
  • Nível InicialNível 2
  • Dias16
  • Formandos previstos16
Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Referencial de Formação

Técnico/a de Ação Educativa

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
        • Descrição de uma ideia de negócio
        • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
      • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
        • Formas de recolha de informação
          • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
          • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
        • Tipo de informação a recolher
          • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
          • Os produtos ou serviços
          • O local, as instalações e os equipamentos
          • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
          • Os meios de promoção e os clientes
          • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
        • Análise de experiências de criação de negócios
          • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
            • Por setor de atividade/mercado
            • Por negócio
          • Modelos de negócio
            • Benchmarking
            • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
            • Parceria de outsourcing
            • Franchising
            • Estruturação de raiz
            • Outras modalidades
          • Definição do negócio e do target
            • Definição sumária do negócio
            • Descrição sumária das atividades
            • Target a atingir
          • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
            • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
            • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
            • Banca, apoios privados e capitais próprios
            • Parcerias
          • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
            • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
            • Análise crítica do mercado
              • Estudos de mercado
              • Segmentação de mercado
            • Análise crítica do negócio e/ou produto
              • Vantagens e desvantagens
              • Mercado e concorrência
              • Potencial de desenvolvimento
              • Instalação de arranque
            • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
          • Tipos de negócio
            • Natureza e constituição jurídica do negócio
            • Atividade liberal
            • Empresário em nome individual
            • Sociedade por quotas
          • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
            • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
            • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

 

 

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.