Informação sobre a edição do curso

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  • Duração50.0 horas
  • Dias16
  • Início29/11/2022
  • Fim31/01/2023
  • Formandos Previstos16
  • Nível InicialNível 2
  • Nível FinalNível 2
  • Local de FormaçãoSala Virtual

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  • Apresentação

    Destinatários: Este curso destina-se a todos/as interessados/as que reúnam as Condições de Inscrição.

    Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação

    Âmbito geográfico: Regiões do Norte e Centro.

  • Referencial

    Técnico/a de Ação Educativa

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Datas de Realização

    A formação irá decorrer ás terças e quintas em horário pós-laboral.

  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Conteúdos Programáticos

    • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
      • Noção de negócio sustentável
      • Identificação e satisfação das necessidades
        • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
        • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
      • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
        • Conceito básico de negócio
          • Como resposta às necessidades da sociedade
        • Das oportunidades às ideias de negócio
          • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
          • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
          • Descrição de uma ideia de negócio
          • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
        • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
          • Formas de recolha de informação
            • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
            • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
          • Tipo de informação a recolher
            • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
            • Os produtos ou serviços
            • O local, as instalações e os equipamentos
            • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
            • Os meios de promoção e os clientes
            • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
          • Análise de experiências de criação de negócios
            • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
              • Por setor de atividade/mercado
              • Por negócio
            • Modelos de negócio
              • Benchmarking
              • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
              • Parceria de outsourcing
              • Franchising
              • Estruturação de raiz
              • Outras modalidades
            • Definição do negócio e do target
              • Definição sumária do negócio
              • Descrição sumária das atividades
              • Target a atingir
            • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
              • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
              • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
              • Banca, apoios privados e capitais próprios
              • Parcerias
            • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
              • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
              • Análise crítica do mercado
                • Estudos de mercado
                • Segmentação de mercado
              • Análise crítica do negócio e/ou produto
                • Vantagens e desvantagens
                • Mercado e concorrência
                • Potencial de desenvolvimento
                • Instalação de arranque
              • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
            • Tipos de negócio
              • Natureza e constituição jurídica do negócio
              • Atividade liberal
              • Empresário em nome individual
              • Sociedade por quotas
            • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
              • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
              • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

     

     

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

  • Metodologia

    • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

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