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Duração e Módulos
0 módulos | 50.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso 341_00396-Negociação
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Dias
25
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Área de Formação

Comércio

Referencial de Formação

Técnico/a de Vendas

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Metodologia

  • Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
  • Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Negociação - enquadramento
Conceito de negociação
Porquê saber negociar
Qualidades de um negociador
Estabelecer objetivos de negociação
Relações duradouras ou não duradouras
Comunicação na negociação
Comunicação não verbal
Comunicação verbal
Funções básicas das perguntas
Pedidos, solicitações e recusa
Críticas - elaboração e resposta críticas
Estratégias no processo negocial
Competição versus colaboração
Estratégias e táticas competitivas
Estratégias e táticas integrativas
A negociação baseada em princípios
Preparação/planeamento do processo negocial
Recolha de informação
Interesses das partes envolvidas
Definir a estratégia
Preparar cedências e contrapartidas
Processo negocial
Criar um clima facilitador
Efectuar propostas
Detectar as necessidades do oponente
Reconhecer e lidar com táticas negociais
Manter o controlo da negociação
Troca de concessões
Identificar sinais de mudança
Confirmação do acordo
Acerto de particularidades

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.