Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Preço
280,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Folha de Cálculo
Duração
50.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
280,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Construir, editar e imprimir folhas de cálculo.
  • Utilizar fórmulas, funções, gráficos e desenhos em folhas de cálculo.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Folha de cálculo – conceitos gerais

  • Elementos principais
  • Ambiente de trabalho

Módulo 2 – Ficheiros e folhas de cálculo

  • Abertura de ficheiros
  • Gravação de ficheiros
  • Utilização simultânea de ficheiros
  • Acesso aos últimos ficheiros utilizados
  • Alteração do nome e da posição de uma folha

Módulo 3 – Células

  • Inserção e edição de texto em células
  • Seleção de um conjunto de células
  • Movimentação rápida de células
  • Inserção de células
  • Cópia e eliminação de células
  • Preenchimento automático
  • Formatação do texto das células

Módulo 4 – Formatação de linhas e colunas

  • Seleção, inserção e eliminação de linhas e colunas
  • Largura de coluna e altura de linha
  • Omissão e visualização de colunas

Módulo 5 – Fórmulas

  • Referências absolutas e relativas
  • Fórmulas associadas a cálculos

Módulo 6 – Impressão de folhas de cálculo

  • Definição da área a imprimir
  • Pré-visualização da impressão
  • Cabeçalho e rodapé
  • Margens

Módulo 7 – Funções

  • Funções financeiras
  • Funções estatísticas
  • Edição de funções

Módulo 8 – Gráficos

  • Tipos de gráficos
  • Inserção de dados para gráficos
  • Edição

Módulo 9 – Desenho

  • Criação de desenhos e caixas de texto
  • Movimentação e reunião de objetos

Módulo 10 – Listas de ordenação e filtros de dados

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.