Inscrições
As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores estão definidas na Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, pelo que se exige a verificação dos requisitos de acesso dos(as) formandos(as) à sua frequência.
Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve:
- Deter uma qualificação de nível superior; ou
- Quando pretenda desenvolver a atividade formativa de cariz técnico/prático, deter uma qualificação, correspondente, no mínimo, ao 12.º ano de escolaridade, desde que tenha também uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos.
Documentos necessário para a inscrição:
- Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever“)
Seleção dos candidatos
Verificação das condições de acesso
O processo de seleção assenta em critérios predefinidos, de salvaguarda da transparência do método e da igualdade de oportunidades.
Para assegurar o cumprimento dos critérios de acesso é necessário o preenchimento completo e a assinatura da ficha de inscrição/candidatura, bem como a entrega em formato digital:
- Curriculum-vitae (Modelo Europeu);
- Certificado Habilitações
- Cópia Cartão Cidadão (“Para efeitos de inscrição no curso e emissão do certificado”)
Para candidatos/as com habilitações de nível não superior, devem a inda entregar:
- declarações comprovativas de experiência profissional, no mínimo de 5 anos, a serem ser emitidas pela/s entidade/s empregadora/s ou,
- em caso de desemprego, declaração sob compromisso de honra e em anexo declaração das finanças comprovativa dos anos de descontos.
Perfil e expectativas
Após análise curricular e verificadas as condições legais de acesso, os candidatos têm que preencher o questionário de seleção e participar numa entrevista individual para avaliação do perfil e das expectativas:
- Experiência, situação profissional, interesse e disponibilidade para a frequência;
- Competências pessoais e sociais adequadas à função de formador - autonomia, assertividade, resolução de problemas, iniciativa, criatividade, flexibilidade…;
- Competências básicas no domínio das TIC - domínio, na ótica do utilizador;
- Relacionamento interpessoal - comunicação, interação, tolerância, cooperação, …
Este processo é importante e útil para avaliar expectativas sobre o curso, como também, para a aferição dos conhecimentos e competências prévias.