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Duração
90.0 horas
Preço
150,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores - B-Learning
Duração
90.0 horas
Nível Inicial
Nível 5
Dias
30
Preço
150,00€
Formandos previstos
12
Condições de Inscrição

Inscrições 

As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores estão definidas na Portaria n.º 214/2011 de 30 de maio, pelo que se exige a verificação dos requisitos de acesso dos(as) formandos(as) à sua frequência. 

Nestes termos, o(a) candidato(a) à formação deve: 

  • Deter uma qualificação de nível superior; ou 
  • Quando pretenda desenvolver a atividade formativa de cariz técnico/prático, deter uma qualificação, correspondente, no mínimo, ao 12.º ano de escolaridade, desde que tenha também uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos. 

Documentos necessário para a inscrição: 

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever“) 

Seleção dos candidatos 

Verificação das condições de acesso 

O processo de seleção assenta em critérios predefinidos, de salvaguarda da transparência do método e da igualdade de oportunidades.  

Para assegurar o cumprimento dos critérios de acesso é necessário o preenchimento completo e a assinatura da ficha de inscrição/candidatura, bem como a entrega em formato digital: 

  1. Curriculum-vitae (Modelo Europeu);  
  2. Certificado Habilitações 
  3. Cópia Cartão Cidadão (“Para efeitos de inscrição no curso e emissão do certificado”) 

Para candidatos/as com habilitações de nível não superior, devem a inda entregar: 

  • declarações comprovativas de experiência profissional, no mínimo de 5 anos, a serem ser emitidas pela/s entidade/s empregadora/s   ou,  
  • em caso de desemprego, declaração sob compromisso de honra e em anexo declaração das finanças comprovativa dos anos de descontos. 

Perfil e expectativas 

Após análise curricular e verificadas as condições legais de acesso, os candidatos têm que preencher o questionário de seleção e participar numa entrevista individual para avaliação do perfil e das expectativas:  

  1. Experiência, situação profissional, interesse e disponibilidade para a frequência; 
  2. Competências pessoais e sociais adequadas à função de formador - autonomia, assertividade, resolução de problemas, iniciativa, criatividade, flexibilidade…; 
  3. Competências básicas no domínio das TIC - domínio, na ótica do utilizador;  
  4. Relacionamento interpessoal - comunicação, interação, tolerância, cooperação, …  

Este processo é importante e útil para avaliar expectativas sobre o curso, como também, para a aferição dos conhecimentos e competências prévias.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

  1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
    • Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
    • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
    • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
  1. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
    • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
    • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
    • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
    • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
    • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
    • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
    • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
  1. Refletir sobre os sistemas de formação:
    • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, atendendo às exigências atuais/prospetivas do mercado de emprego.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Formador: Contextos de Intervenção;
  • Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

Módulo 2 – Simulação Pedagógica Inicial (10h | 10h presenciais)

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Projeto de Melhoria.

Módulo 3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Comunicação e Comportamento Relacional;
  • Diversidade no Contexto de Formação.

Módulo 4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Métodos e Técnicas Pedagógicas;
  • Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

Módulo 5 – Operacionalização da Formação: Do Plano à Acão (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Competências e Objetivos Operacionais;
  • Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

Módulo 6 – Recursos Didáticos e Multimédia (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Exploração de Recursos Didáticos;
  • Construção de Apresentações Multimédia.

Módulo 7 – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

Módulo 8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h | 2h presenciais + 8 h autoestudo)

  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
  • Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final (10h | 10h presenciais)

  • Preparação e Concretização das Simulações;
  • Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.