Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
    • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
    • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
    • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
    • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
    • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Teletrabalho
      • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
      • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
      • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
      • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
    • Competências do/a teletrabalhador/a
      • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
      • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
    • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
      • Gestão da confiança
        • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
        • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
        • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
        • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
      • Gestão da distância
        • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
        • Reorganização dos locais e horários de trabalho
        • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
        • Motivação e feedback
        • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
        • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
        • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
        • Controlo e proteção de dados pessoais
        • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
        • Assistência técnica remota
      • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
      • Formação e desenvolvimento de novas competências
      • Transformação digital – novas formas de trabalho
    • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
      • Organização do trabalho
      • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
      • Espaço de e para o teletrabalho
      • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
      • Pausas programadas
      • Riscos profissionais e psicossociais
        • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
        • Avaliação e controlo de riscos
        • Acidentes de trabalho
      • Gestão do isolamento

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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