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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Transporte Rodoviário de Mercadorias e de Passageiros
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Serviços de Transporte

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Analisar informação estatística do setor.
  • Identificar e reconhecer o enquadramento legal da atividade de transporte rodoviário e requisitos de acesso à atividade e ao mercado.
  • Identificar as práticas restritivas ou violadoras da concorrência.
  • Reconhecer a responsabilidade profissional do motorista no cumprimento das normas de transporte rodoviário.
  • Identificar as práticas autorizadas e as violadoras e respetivo quadro sancionatório no âmbito da regulamentação social nos transportes.
  • Reconhecer as regras de utilização e recolher e tratar os dados do tacógrafo analógico e digital e do livrete individual de controlo.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Enquadramento estatístico

  • Evolução do número de empresas e veículos afetos à atividade
  • Tendências da oferta e da procura

Enquadramento legal da atividade de transporte rodoviário

  • Noções e caraterização
  • Transporte de mercadoria e transporte de passageiros
  • Transporte por conta de outrem e transporte por contra própria
  • Transporte nacional e internacional
  • Transporte internacional e transporte de cabotagem

Acesso à atividade de transportador rodoviário de mercadorias e de transportador rodoviário de passageiros

  • Requisitos de acesso
  • Títulos habilitantes de acesso à atividade (formalidades, prazos e termos de renovação)

Acesso e organização do mercado de transportador rodoviário

  • Licenças
  • Autorizações

Outros documentos de transporte

Práticas restritivas ou violadoras da concorrência no transporte rodoviário

  • Quadro sancionatório

Acesso e manutenção na atividade de condutor profissional de veículos pesados

  • Quadro sancionatório

Regulamentação social

  • Enquadramento legal e objetivos da regulamentação social nos transportes
  • Matérias objeto de regulamentação e âmbito geográfico de aplicação
  • Transportes abrangidos e transportes excluídos
  • Tempos máximos de condução e tempos mínimos de repouso
    • Responsabilidade da empresa
    • Responsabilidade do motorista
    • Tempos máximos de condução e pausas obrigatórias
    • Tempos mínimos de repouso diários e semanais
    • Exceção ao cumprimento das regras relativas aos tempos máximos de condução e tempos mínimos de repouso
  • Tacógrafo
    • Instalação e regimes de inspeções (periódicas e extraordinárias)
    • Coexistência de dois tipos de tacógrafos
    • Instrumentos de registo do tacógrafo analógico: a folha de registo “disco do tacógrafo”
    • Instrumentos de registo do tacógrafo digital: cartões tacográficos
    • Situações de ausência de registos: a “declaração de atividade”
    • Utilização do tacógrafo – empresa e motorista
    • Registo obrigatório das atividades desempenhadas pelo condutor
    • Elementos de apresentação obrigatória aquando da fiscalização em estrada
    • Regras de utilização do tacógrafo analógico e do digital
    • Tacógrafo inteligente
  • Tempos de condução e repouso, organização dos tempos de trabalho e utilização do tacógrafo - ciclo contínuo: informar, formar, organizar e controlar
  • Regime dos livretes individuais de controlo

Recolha e tratamento dos dados do tacógrafo (analógico e digital) e dos livretes individuais de controlo

Métodos de análise e tratamento de informação sobre cada motorista

Sistema de feedback da prestação dos motoristas no domínio da regulamentação social nos transportes

  • Recomendações para alteração de comportamentos e cumprimento de regras
  • Registos escritos e assinados por ambas as partes

Quadro sancionatório e respetivo enquadramento legal

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.