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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Liderança e Motivação de Equipas
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar diferentes teorias de motivação.
  • Distinguir estilos de liderança.
  • Organizar o trabalho de equipa.
  • Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Motivação

  • Principais teorias da motivação
  • Inteligência emocional e criatividade
  • Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
  • Motivação e liderança

Liderança e a comunicação

  • Funções e atitudes de comunicação
  • Liderança versus poder
  • Funções de liderança
  • Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
  • Teorias de liderança
  • Características desejadas num líder
  • Delegação

Grupos e liderança

  • Equipas de trabalho
  • Estruturação e desenvolvimento das equipas
  • Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
  • Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
  • Perfis de liderança

Comunicação nas equipas de trabalho

  • Estilos comunicacionais
  • Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
  • Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.
  • Comunicação com assertividade na liderança
  • Organização do trabalho de equipa
  • Avaliação da equipa

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.