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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Ideias e Oportunidades de Negócio
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio

  • Noção de negócio sustentável
  • Identificação e satisfação das necessidades
    • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
    • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação

Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio

  • Conceito básico de negócio
    • Como resposta às necessidades da sociedade
  • Das oportunidades às ideias de negócio
    • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
    • Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
    • Descrição de uma ideia de negócio
  • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes

Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado

  • Formas de recolha de informação
    • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
    • Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
  • Tipo de informação a recolher
    • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
    • Os produtos ou serviços
    • O local, as instalações e os equipamentos
    • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
    • Os meios de promoção e os clientes
    • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os imposto

Análise de experiências de criação de negócios

  • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
    • Por setor de atividade/mercado
    • Por negócio
  • Modelos de negócio
    • Benchmarking
    • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
    • Parceria de outsourcing
    • Franchising
    • Estruturação de raiz
    • Outras modalidades

Definição do negócio e do target

  • Definição sumária do negócio
  • Descrição sumária das atividades
  • Target a atingir

Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios

  • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
  • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
  • Banca, apoios privados e capitais próprios
  • Parcerias

Desenvolvimento e validação da ideia de negócio

  • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
  • Análise crítica do mercado
    • Estudos de mercado
    • Segmentação de mercado
  • Análise crítica do negócio e/ou produto
    • Vantagens e desvantagens
    • Mercado e concorrência
    • Potencial de desenvolvimento
    • Instalação de arranque
  • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social

Tipos de negócio

  • Natureza e constituição jurídica do negócio
    • Atividade liberal
    • Empresário em nome individual
    • Sociedade por quotas

Contacto com entidades e recolha de informação no terreno

  • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
  • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.