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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Conceitos Básicos
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar os principais problemas ambientais.
  • Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
  • Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
  • Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
  • Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
  • Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

AMBIENTE

  • Principais problemas ambientais da atualidade
  • Resíduos
    • Definição
    • Produção de resíduos
  • Gestão de resíduos
    • Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
    • Estratégias de atuação
    • Boas práticas para o meio ambiente

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO

  • CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
    • Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
  • ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
    • Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
  • ACIDENTES DE TRABALHO
    • Conceito de acidente de trabalho
    • Causas dos acidentes de trabalho
    • Consequências dos acidentes de trabalho
    • Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
  • DOENÇAS PROFISSIONAIS
    • Conceito
    • Principais doenças profissionais
  • PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
    • Riscos biológicos
    • Agentes biológicos
    • Vias de entrada no organismo
    • Medidas de prevenção e proteção
    • Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
    • Ambiente térmico
    • Iluminação
    • Radiações (ionizantes e não ionizantes)
    • Ruído
    • Vibrações
    • Riscos químicos
      • Produtos químicos perigosos
      • Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
      • Vias de exposição
      • Efeitos na saúde
      • Classificação, rotulagem e armazenagem
      • Medidas de prevenção e proteção
    • Riscos de incêndio ou explosão
      • O fogo como reação química
        • Fenomenologia da combustão
        • Principais fontes de energia de ativação
        • Classes de Fogos
        • Métodos de extinção
      • Meios de primeira intervenção - extintores
        • Classificação dos Extintores
        • Escolha do agente extintor
    • Riscos elétricos
      • Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
      • Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
      • Medidas de prevenção e proteção
    • Riscos mecânicos
      • Trabalho com máquinas e equipamentos
      • Movimentação mecânica de cargas
    • Riscos ergonómicos
      • Movimentação manual de cargas
    • Riscos psicossociais
  • SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
    • Conceito
    • Tipos de sinalização
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
    • Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.