Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Identificar os principais problemas ambientais.
    • Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
    • Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
    • Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
    • Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
    • Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
    • Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
    • Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem

  • Conteúdos Programáticos

    • AMBIENTE
      • Principais problemas ambientais da atualidade
      • Resíduos
        • Definição
        • Produção de resíduos
      • Gestão de resíduos
        • Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
        • Estratégias de atuação
        • Boas práticas para o meio ambiente
    • SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
      • CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
        • Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
      • ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
        • Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
      • ACIDENTES DE TRABALHO
        • Conceito de acidente de trabalho
        • Causas dos acidentes de trabalho
        • Consequências dos acidentes de trabalho
        • Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
      • DOENÇAS PROFISSIONAIS
        • Conceito
        • Principais doenças profissionais
      • PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
        • Riscos biológicos
        • Agentes biológicos
        • Vias de entrada no organismo
        • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
        • Ambiente térmico
        • Iluminação
        • Radiações (ionizantes e não ionizantes)
        • Ruído
        • Vibrações
        • Riscos químicos
          • Produtos químicos perigosos
          • Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
          • Vias de exposição
          • Efeitos na saúde
          • Classificação, rotulagem e armazenagem
          • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos de incêndio ou explosão
          • O fogo como reação química
            • Fenomenologia da combustão
            • Principais fontes de energia de ativação
            • Classes de Fogos
            • Métodos de extinção
          • Meios de primeira intervenção - extintores
            • Classificação dos Extintores
            • Escolha do agente extintor
        • Riscos elétricos
          • Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
          • Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
          • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos mecânicos
          • Trabalho com máquinas e equipamentos
          • Movimentação mecânica de cargas
        • Riscos ergonómicos
          • Movimentação manual de cargas
        • Riscos psicossociais
      • SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
        • Conceito
        • Tipos de sinalização
      • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
        • Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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