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Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Teletrabalho
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 2
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Teletrabalho

  • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
  • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
  • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
  • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

Módulo 2 – Competências do/a teletrabalhador/a

  • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
  • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital

Módulo 3 – Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho

  • Gestão da confiança
    • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
    • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
    • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
    • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
  • Gestão da distância
    • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
    • Reorganização dos locais e horários de trabalho
    • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
    • Motivação e feedback
    • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
    • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
    • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
    • Controlo e proteção de dados pessoais
    • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
    • Assistência técnica remota
  • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
  • Formação e desenvolvimento de novas competências
  • Transformação digital – novas formas de trabalho

Módulo 4 – Desempenho profissional em regime de teletrabalho

  • Organização do trabalho
  • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
  • Espaço de e para o teletrabalho
  • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
  • Pausas programadas
  • Riscos profissionais e psicossociais
    • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
    • Avaliação e controlo de riscos
    • Acidentes de trabalho
  • Gestão do isolamento

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.