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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Teletrabalho
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Teletrabalho

  • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
  • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
  • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
  • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade

Competências do/a teletrabalhador/a

  • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
  • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital

Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho

  • Gestão da confiança
    • Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
    • Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
    • Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
    • Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
  • Gestão da distância
    • Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
    • Reorganização dos locais e horários de trabalho
    • Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
    • Motivação e feedback
    • Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
    • Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
    • Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
    • Controlo e proteção de dados pessoais
    • Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
    • Assistência técnica remota
  • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
  • Formação e desenvolvimento de novas competências
  • Transformação digital – novas formas de trabalho

Desempenho profissional em regime de teletrabalho

  • Organização do trabalho
  • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
  • Espaço de e para o teletrabalho
  • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
  • Pausas programadas
  • Riscos profissionais e psicossociais
    • Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
    • Avaliação e controlo de riscos
    • Acidentes de trabalho
  • Gestão do isolamento

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.