Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Área de Formação

    Comércio

  • Referencial de Formação

    Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Identificar os conceitos e princípios gerais do marketing.
    • Reconhecer a terminologia relacionada com marketing.
    • Identificar os conceitos e princípios do e-marketing.
    • Identificar e analisar as principais variáveis do e-marketing-mix.
    • Explicar as etapas e os pressupostos para a elaboração de um plano de e-marketing.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Marketing – princípios gerais
      • Conceitos básicos
      • Terminologia de marketing
      • Marketing estratégico
      • Marketing operacional
      • Evolução histórica
      • Mercados - categorização, evolução e variáveis
        • Os clientes - segmentação
        • Estudos de mercado - objetivos e técnicas
    • Marketing – principais variáveis
      • Teoria dos 4 P do marketing
        • Produto
        • Preço
        • Distribuição
        • Comunicação
      • Valor do produto, preço e preço psicológico
    • Plano de marketing
      • Principais necessidades de um plano de marketing
        • Avaliar a situação do mercado e do meio
        • Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
        • Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações corretivas
      • Operacionalização do plano de marketing
      • Etapas do desenvolvimento do plano operacional de Marketing
        • Etapa 1 - análise da situação interna e externa
        • Etapa 2 - definição dos objetivos do plano
        • Etapa 3 - definição da estratégia de marketing mix
        • Etapa 4 - afetação de recursos para a operacionalização do plano
        • Etapa 5 - estabelecimento do plano de ação
        • Etapa 6 - concretização do plano de ação
        • Etapa 7 - controlo das ações desencadeadas
    • Marketing digital
      • Evolução histórica
      • Conceitos básicos
      • Comportamento dos e-consumidores
      • Principais estratégias do marketing digital
      • Integração do marketing mix digital no marketing convencional
    • Marketing nas redes sociais
      • Conceitos básicos
      • As redes sociais enquanto estratégia de marketing
      • Vantagens e potencialidades
      • Ferramentas de análise e gestão

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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