Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Cozinha Tradicional Portuguesa

Edições do curso

Data de Início
06/01/2025
Data de Fim
10/02/2025
Duração
50 horas
Tipo de Formação
Presencial
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Preparar iguarias de cozinha tradicional portuguesa.
  • Confecionar iguarias da cozinha tradicional portuguesa e respetivas guarnições.
  • Empratar e decorar iguarias da cozinha tradicional portuguesa.
  • Acondicionar e conservar iguarias da cozinha tradicional portuguesa.
  • Cumprir as normas de higiene e segurança.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Cozinha regional

  • Minho
  • Trás-os-Montes
  • Beiras
  • Estremadura
  • Alentejo
  • Algarve
  • Madeira
  • Açores

Tecnologia de matérias-primas

  • Iguarias regionais
  • Utilizações

Receitas e fichas técnicas

Operações de quantificação de produtos, ingredientes, proporções e pesagens

Técnicas de preparação de pratos regionais

  • Manuseamento e preparação de utensílios e material
  • Seleção, capitação e preparação das matérias-primas e outros ingredientes

Técnicas de confeção de pratos regionais

  • Sopas e caldos
  • Peixes e Mariscos
  • Carnes, caça e aves

Preparação e confeção de guarnições

Controlo de qualidade do processo de fabrico

  • Preparação
  • Confeção
  • Produtos finais

Acondicionamento e conservação dos produtos confecionados

Empratamento e decoração

Normas de higiene e segurança

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.