Informação sobre o curso

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  • Condições de Inscrição

    • Requisitos necessários para se poder inscrever:
      • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
      • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
      • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
      • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
    • Documentos necessário para a inscrição:
      • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
      • Certificado Habilitações
      • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
      • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
      • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

  • Observações

    • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
    • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

  • Objectivos Específicos

    • Aplicar técnicas de prestação de cuidados de alimentação.
    • Efetuar a eliminação de resíduos alimentares.
    • Aplicar as técnicas de comunicação, de acordo com o tipo de interlocutor.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

    Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Composição e valor nutricional dos alimentos
    • Necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
    • Regras alimentares
      • Diversidade dos alimentos
      • Diversidade das refeições (alimentos a privilegiar e a evitar)
      • Nº de refeições, horários e intervalos
      • Quantidades
    • Técnicas de comunicação
    • Alimentação
    • Dietas terapêuticas
    • Suplementos alimentares
    • Hidratação (plano de ingestão de líquidos)
    • Confeção de refeições ligeiras
      • Tipologia das refeições
      • Técnicas de preparação
      • Técnicas de manipulação e conservação (matérias-primas e alimentos frescos e confecionados)
      • Técnicas de acondicionamento
    • Cuidados de higiene alimentar
      • Preparação dos tabuleiros de refeição
    • Cuidados de higiene (antes e após as refeições)
      • Posicionamentos para a toma das refeições
    • Ingestão de alimentos e bebidas
      • Controlo de riscos
      • Sinais de alerta (engasgamento)
    • Alterações no padrão alimentar
    • Eliminação de resíduos alimentares
    • Ocorrências e anomalias no apoio à prestação de cuidados
    • Procedimentos de registo e reporte

  • Avaliação

    • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
      • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
      • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
      • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
      • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
    • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
    • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

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