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- HorárioPós-laboral
- Duração25.0 horas
- Dias8
- Início06/10/2022
- Fim27/10/2022
- Formandos Previstos16
- Nível InicialNível 2
- Local de FormaçãoSala Virtual -
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Apresentação
Destinatários: Este curso destina-se a Técnicos/as de Ação Educativa, Cuidador/a de Jovens e Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, assim como a outros/as interessados/as.
Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação
Âmbito geográfico: Regiões do Centro.
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Referencial
Cuidador/a de Crianças e Jovens
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Área de Formação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
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Observações
- A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
- A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
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Datas de Realização
- Dias 06, 11, 13, 18, 20, 25, 27 de outubro (das 18:30 às 22:00 com exceção do dia 27, cuja sessão termina às 22:30);
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Condições de Inscrição
- Requisitos necessários para se poder inscrever:
- Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
- Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
- Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
- Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
- Documentos necessário para a inscrição:
- Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
- Certificado Habilitações
- Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
- IBAN – Documento bancário com o nome do formando
- Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
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Objetivos Específicos
- Aplicar técnicas de prestação de cuidados de alimentação.
- Efetuar a eliminação de resíduos alimentares.
- Aplicar as técnicas de comunicação, de acordo com o tipo de interlocutor.
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Conteúdos Programáticos
- Composição e valor nutricional dos alimentos
- Necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
- Regras alimentares
- Diversidade dos alimentos
- Diversidade das refeições (alimentos a privilegiar e a evitar)
- Nº de refeições, horários e intervalos
- Quantidades
- Técnicas de comunicação
- Alimentação
- Dietas terapêuticas
- Suplementos alimentares
- Hidratação (plano de ingestão de líquidos)
- Confeção de refeições ligeiras
- Tipologia das refeições
- Técnicas de preparação
- Técnicas de manipulação e conservação (matérias-primas e alimentos frescos e confecionados)
- Técnicas de acondicionamento
- Cuidados de higiene alimentar
- Preparação dos tabuleiros de refeição
- Cuidados de higiene (antes e após as refeições)
- Posicionamentos para a toma das refeições
- Ingestão de alimentos e bebidas
- Controlo de riscos
- Sinais de alerta (engasgamento)
- Alterações no padrão alimentar
- Eliminação de resíduos alimentares
- Ocorrências e anomalias no apoio à prestação de cuidados
- Procedimentos de registo e reporte
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Avaliação
- A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
- Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
- Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
- Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
- Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
- O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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Metodologia
- Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
- Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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