Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Intervenção Pedagógica com Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Específicas
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
  • Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas

  • Principais características
    • Individualização e diferenciação pedagógica
    • Probabilidade da transferência das aprendizagens
    • Aprendizagem em tempo útil e com significado ao longo da vida
  • Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
    • Intervenção pedagógica com crianças e jovens considerando
      • Estratégias
      • Capacidades, expetativas e necessidades
      • Ambientes naturais
      • Competências que precisa de adquirir/desenvolver para realizar as atividades

Qualidade de vida

  • Conceito de qualidade de vida
    • Indicadores e dimensões
    • Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida
      • Participação ativa da família

Comunicação aumentativa e alternativa

  • Comunicação aumentativa
  • Comunicação alternativa
  • Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
    • Sistemas de símbolos
    • Produtos de apoio à comunicação
      • Baixo desenvolvimento tecnológico
      • Elevado desenvolvimento tecnológico

Mobilidade, manipulação e acessibilidades

  • Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
  • Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
  • Acessibilidade física e digital

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.