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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Relacionamento Interpessoal
Nível Inicial
Nível 2
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações inferiores ao 9º ano.
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Comércio

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Relacionamento interpessoal

  • Principais interlocutores:
    • Internos
      • Marketing
      • Vendas
      • Produção
      • Finanças
      • Investigação & Desenvolvimento
    • Externos
      • Clientes
      • Fornecedores
      • Transportadores
  • Factores pessoais
    • Auto estima e afiliação
    • Motivação
    • Realização pessoal e profissional
  • Factores organizacionais
    • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
    • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
    • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
  • Factores relacionais
    • Rigor / objectividade
    • Eficácia e assertividade
    • Empatia e disponibilidade
    • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
    • Recolher contributos das entidades envolvidas
    • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade

Comunicação escrita e oral

  • Conteúdos e língua
  • Linguagem corporal
  • Estilos de linguagem
  • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
  • Clara seleção e identificação dos destinatários
  • Escolha do formato a utilizar
  • Formas de arquivo

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.