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Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Comunicação Interpessoal e Institucional
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional.
  • Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Comunicação interpessoal

  • Comunicação interpessoal – conceitos gerais
    • Discussão
    • Conflito
    • Consenso
    • Negociação
    • Argumentação e persuasão
    • Concessão
    • Prova
    • Confiança
    • Escuta
    • Influência
  • Análise de comportamentos individuais e em grupo
  • Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes
  • Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial
  • Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos
  • Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação
  • Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual

Módulo 2 – Comunicação institucional

  • Comunicação interpessoal – conceitos gerais
    • Edição
    • Carta gráfica
    • Multimédia
    • Montagem
    • Revista de imprensa, Desdobrável e encarte
    • Publicidade de produto e institucional
    • Stand exposição
    • Afixação e painel
    • Organização virtual
    • Redes de comunicação
  • Utilização de meios de difusão
    • Magnetoscópio
    • Retroprojetor, projetor vídeo e data-show
    • CD-ROM
    • Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica
    • Televisão
    • Banco de imagens ou de vídeo
    • Internet
  • Identificação de mensagens dirigidas à organização
    • Mensagens postais e eletrónicas
  • Meios de comunicação social
  • Preparação de elementos de informação para o exterior da organização
    • Dossiê de imprensa
    • Comunicados de imprensa
    • Notícias
    • Newsletters
    • Folhetos e desdobráveis
  • Análise de necessidades de comunicação institucional
  • Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo
    • Fotógrafo, jornalista e cineasta
    • Agência
  • Montagem de textos e ilustrações
  • Preparação de exposições na organização ou em eventos externos

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.