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- HorárioPós-laboral
- Duração25.0 horas
- Dias8
- Início08/11/2022
- Fim29/11/2022
- Formandos Previstos16
- Nível InicialNível 2
- Local de FormaçãoSala Virtual -
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Apresentação
Destinatários: Este curso destina-se a Cuidador/a de Crianças e Jovens, assim como a outros/as interessados/as.
Benefícios atribuídos: Certificado de Qualificações emitido pelo SIGO (90% de assiduidade); Subsídio de Alimentação no valor de € 4,77 (por sessão assistida, com duração mínima de 3 horas); Manual de formação
Âmbito geográfico: Regiões do Norte.
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Referencial
Cuidador/a de Crianças e Jovens
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Área de Formação
Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
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Observações
- A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
- A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.
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Datas de Realização
- Dias 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29 de julho (das 18:30 às 22:00 com exceção do dia 29 em que a sessão termina às 22:30);
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Condições de Inscrição
- Requisitos necessários para se poder inscrever:
- Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
- Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
- Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
- Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
- Documentos necessário para a inscrição:
- Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
- Certificado Habilitações
- Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
- IBAN – Documento bancário com o nome do formando
- Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)
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Objetivos Específicos
- Identificar situações de primeiros socorros com crianças e jovens.
- Avaliar situações de emergência com crianças e jovens.
- Identificar e aplicar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente com crianças de jovens.
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Conteúdos Programáticos
- Primeiros socorros
- Objetivos
- Atuação
- Serviços de emergencia médica
- Organização da mala de primeiros socorros
- Prestação de primeiros socorros com crianças e jovens em casos de:
- Corpos Estranhos
- Feridas
- Cortes
- Insolação
- Mordeduras
- Picadas
- Queimaduras
- Entorse
- Fraturas
- Intoxicação
- Hemorregias
- Afogamento
- Asfixia
- Estrangulamento
- Choque elétrico
- Eletrocussão
- Técnicas de Imobilização
- Prevenção de Contaminações
- Posição Lateral de Segurança
- Reanimação (suporte básico de vida)
- Atitudes e Primeiros Socorros face a situações especificas
- Desmaio
- Estado de Choque
- Enregelamento
- Crise de Hipoglicemia
- Convulsão
- Crise Asmática
- Medicamentos
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Avaliação
- A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
- Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
- Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
- Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
- Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
- A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
- O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.
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Metodologia
- Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
- Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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