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Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Plano de Negócio – Criação de Micronegócios
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Planeamento e organização do trabalho

  • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
  • Atitude, trabalho e orientação para os resultados

Módulo 2 – Conceito de plano de ação e de negócio

  • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
  • Análise de experiências de negócio
    • Negócios de sucesso
    • Insucesso nos negócios
  • Análise SWOT do negócio
    • Pontos fortes e fracos
    • Oportunidades e ameaças ou riscos
  • Segmentação do mercado
    • Abordagem e estudo do mercado
    • Mercado concorrencial
    • Estratégias de penetração no mercado
    • Perspetivas futuras de mercado

Módulo 3 – Plano de ação

  • Elaboração do plano individual de ação
    • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
    • Processo de angariação de clientes e negociação contratual

Módulo 4 – Estratégia empresarial

  • Análise, formulação e posicionamento estratégico
  • Formulação estratégica
  • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
  • Negócios de base tecnológica | Start-up
  • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
  • Estratégias de internacionalização
  • Qualidade e inovação na empresa

Módulo 5 – Plano de negócio

  • Principais características de um plano de negócio
    • Objetivos
    • Mercado, interno e externo, e política comercial
    • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
    • Etapas e atividades
    • Recursos humanos
    • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
    • Elaboração do plano de ação
    • Elaboração do plano de marketing
    • Desvios ao plano
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio

Módulo 6 – Negociação com os financiadores

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.