Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Design - Comunicação e Multimédia
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Marketing e Publicidade

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Definir elementos gráficos para multimédia.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Elementos gráficos para multimédia

  • Multimédia
    • Definição de design
    • Definição de design gráfico
    • Definição de web designer
    • Definição de multimédia
    • Conceito de memória descritiva
    • Conceito e importância de público-alvo
    • Conceito de logótipo
    • Bitmap versus vectorial

Processo de comunicação

  • O Processo cíclico da comunicação
    • Conceito de comunicação
    • Modelos comunicacionais
    • Componentes da comunicação
    • Processo de comunicação
    • Fonte-emissor
    • Receptor
    • Mensagem
    • Formulação, codificação e transmissão de mensagem
    • Canal de comunicação
    • Mensagem
    • Repertórios culturais
    • Fontes de ruído no canal de comunicação
  • Interferências mediáticas
  • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
  • Comunicação mediatizada
  • Fonte de informação
    • Destinador – função emotiva
    • Contexto – função referencial
    • Mensagem – função poética
    • Contacto – função fáctica
    • Código – função metalinguística
  • Suporte de comunicação
  • Apreensão da informação
  • Imagem da comunicação
  • Saberes culturais
  • Heranças estéticas
  • Opções pessoais
  • Contorno materializado
  • Sugestão de volume
  • Justaposição de elementos
  • Perspectiva
  • Imagem animada
  • Imagem total (no computador)
  • Nível da realidade
    • Imagem natural
    • Fotografia a cores
    • Fotografia a preto e branco
    • Representação figurativa não realista
    • Pictogramas
    • Representação não figurativa

Metodologia processual

  • Fases de um projecto
  • Importância de briefing
  • Influências e condicionantes de um projecto
  • Fontes de investigação
    • Primárias
    • Secundárias
  • Metodologia projectual
  • Métodos
    • Método da divisão
    • Método com condicionante
    • Método de Bruno Munari

Paginação

  • Regras de paginação
    • Regras de uso da tipografia
    • Legibilidade dos tipos
    • Fontes serifadas e não serifadas
  • Número máximo de fontes
  • Alinhamentos
  • Texto em maiúsculas e minúsculas
  • Tamanho de fontes adequado
  • Fontes leves e pesadas
  • Espacejamentos
  • Entrelinhamento
  • Comprimento de linhas
  • Paragrafo
  • “Viúvas” e “Órfãos”
  • Realce de elementos no texto
  • Integridade da fonte
  • Contraste entre cor e tipo
  • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa

Natureza plástica da cor

  • Fisiologia da cor
  • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
  • Síntese aditiva e síntese subtractiva
  • RGB versus CMYK
  • Multimédia versus Impressão
    • Circulo cromático
    • Cores primárias
    • Cores secundárias
    • Cores terciárias
  • Cores complementares
  • A cor e o meio
  • Harmonia entre cores
    • Cores análogas
    • Cores análogas+opostas
    • Unificadas por velatura
    • Estrutura justaposta
  • Legibilidade

Relação entre cores

  • Velocidade perceptiva
  • A cor e o homem
  • Significado das cores
  • Conjugações claro/escuro
    • Contraste sucessivo
    • Contraste de assimilação
  • Cores que cintilam
  • Espaços em branco
  • Cor e espaço
  • Cor e formas
  • Cor e legibilidade
  • Harmonia Cromática
  • Conceitos ópticos
  • Natureza plástica da cor
  • Olho humano
  • Fisiologia da luz
  • Direcção da luz
  • Pigmento
    • Efeito avanço das cores quentes
    • Efeito afastamento das cores frias
    • Feito centrípeto das cores frias
    • Efeito centrífugo das cores quentes
  • Contraste
  • Contraste sucessivo
  • Natureza plástica da cor
  • Relação entre cores
  • Dimensões da cor
  • Luminosidade ou valor
  • Qualidade da tonalidade ou matiz
  • Pureza ou saturação

Resposta emocional da cor

  • Acção recíproca das cores
  • Relações de quantidade
  • Relações de valor
  • Relações de complementaridade
  • Relações de simultaneidade
  • Percepção do espaço
  • Efeitos de aproximação
  • Peso visual da cor

Estrutura do ritmo visual

  • Formas
    • Simplicidade estrutural
    • Pregnância da forma
    • Princípios de organização preceptiva
    • Simplicidade de estímulo visual
    • Ausência de ambiguidade
    • Legibilidade no campo visual
    • Conteúdo descritivo e narrativo
    • Correspondência entre o conteúdo e forma
    • Linha
      • Linhas horizontais
      • Verticais
      • Oblíquas
      • Com ângulos
      • Curvas
      • Tracejado
    • Significado da Linha
  • Formas
    • Quadrado
    • Triângulo
    • Rectângulo
    • Círculo
    • Losango
    • Elipse
  • Significado das formas
  • Plano
  • Tensão
  • Equilíbrio e Desequilíbrio
  • Linhas de força
  • Peso
  • Figura/fundo
  • Escala
  • Perspectiva
  • Discurso vídeo
  • Guião de vídeo e áudio
  • Storyboard
  • Tipos de planos
    • Plano conjunto ou geral
    • Plano médio
    • Grande plano
    • (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
    • Ângulo normal
    • Plongge/Picado
    • Contra-Plongge/Contra-Picado
  • Movimentos de Câmara
    • Panorâmica
    • Travelling
    • Zoom
  • Erros de enquadramento
  • Proporções
  • Foco

Design organizacional

  • Design de navegação
  • Estrutura de Informação
  • Navegabilidade
  • Organização
  • Interface
  • Equipa
  • Metodologias
  • Métodos
  • Sistemas de navegação
  • Estruturas de sites
  • Escolha de software para execução
  • Restrições técnicas e humanas
  • Tamanho dos ficheiros
  • Formato dos ficheiros
  • Fundos
  • Orientação formal
  • Harmonia
  • Legibilidade versus capacidade de leitura
  • Texto+Imagem

Design do interface

  • Mancha gráfica e campo visual
  • Hierarquia e proporção
  • Coerência entre conteúdos
  • Ergonomia
  • Leitura no ecrã
  • Como gerir animações
  • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
  • Como adequar ficheiros de som para on-line
  • Como preparar imagens para on-line
  • Formatos de ficheiro para www
    • JPEG
    • GIF
    • BMP
    • EPS
    • TIFF
    • Indexed Color
    • Lab Color

Noções de layout

  • Originalidade
  • Construção da mancha
  • O ritmo
  • Formato da página
  • Proporções das margens
  • Tipos gráficos para textos e títulos
  • Menu de navegação
  • Área de informação
  • Logótipo
  • Atenção
  • Elementos de contraste
  • Espaços vazios
  • Monotonia
  • Ponto focal
  • Contraste
  • Compreensão
  • Sequência de elementos
  • Coerência
  • Unidade
  • Funcionalidade
  • Estrutura de navegação
  • Animações
  • Elementos de distracção
  • Necessidade do feedback experimental, a avaliação

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.