Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Design - Comunicação e Multimédia
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Definir elementos gráficos para multimédia.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Elementos gráficos para multimédia

  • Multimédia
    • Definição de design
    • Definição de design gráfico
    • Definição de web designer
    • Definição de multimédia
    • Conceito de memória descritiva
    • Conceito e importância de público-alvo
    • Conceito de logótipo
    • Bitmap versus vectorial

Módulo 2 – Processo de comunicação

  • O Processo cíclico da comunicação
    • Conceito de comunicação
    • Modelos comunicacionais
    • Componentes da comunicação
    • Processo de comunicação
    • Fonte-emissor
    • Receptor
    • Mensagem
    • Formulação, codificação e transmissão de mensagem
    • Canal de comunicação
    • Mensagem
    • Repertórios culturais
    • Fontes de ruído no canal de comunicação
  • Interferências mediáticas
  • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
  • Comunicação mediatizada
  • Fonte de informação
    • Destinador – função emotiva
    • Contexto – função referencial
    • Mensagem – função poética
    • Contacto – função fáctica
    • Código – função metalinguística
  • Suporte de comunicação
  • Apreensão da informação
  • Imagem da comunicação
  • Saberes culturais
  • Heranças estéticas
  • Opções pessoais
  • Contorno materializado
  • Sugestão de volume
  • Justaposição de elementos
  • Perspectiva
  • Imagem animada
  • Imagem total (no computador)
  • Nível da realidade
    • Imagem natural
    • Fotografia a cores
    • Fotografia a preto e branco
    • Representação figurativa não realista
    • Pictogramas
    • Representação não figurativa

Módulo 3 – Metodologia processual

  • Fases de um projecto
  • Importância de briefing
  • Influências e condicionantes de um projecto
  • Fontes de investigação
    • Primárias
    • Secundárias
  • Metodologia projectual
  • Métodos
    • Método da divisão
    • Método com condicionante
    • Método de Bruno Munari

Módulo 4 – Paginação

  • Regras de paginação
    • Regras de uso da tipografia
    • Legibilidade dos tipos
    • Fontes serifadas e não serifadas
  • Número máximo de fontes
  • Alinhamentos
  • Texto em maiúsculas e minúsculas
  • Tamanho de fontes adequado
  • Fontes leves e pesadas
  • Espacejamentos
  • Entrelinhamento
  • Comprimento de linhas
  • Paragrafo
  • “Viúvas” e “Órfãos”
  • Realce de elementos no texto
  • Integridade da fonte
  • Contraste entre cor e tipo
  • Relação com os mecanismos de sobrevivência e defesa

Módulo 5 – Natureza plástica da cor

  • Fisiologia da cor
  • Cor versus atenção, iluminação e tempo de visualização
  • Síntese aditiva e síntese subtractiva
  • RGB versus CMYK
  • Multimédia versus Impressão
    • Circulo cromático
    • Cores primárias
    • Cores secundárias
    • Cores terciárias
  • Cores complementares
  • A cor e o meio
  • Harmonia entre cores
    • Cores análogas
    • Cores análogas+opostas
    • Unificadas por velatura
    • Estrutura justaposta
  • Legibilidade

Módulo 6 – Relação entre cores

  • Velocidade perceptiva
  • A cor e o homem
  • Significado das cores
  • Conjugações claro/escuro
    • Contraste sucessivo
    • Contraste de assimilação
  • Cores que cintilam
  • Espaços em branco
  • Cor e espaço
  • Cor e formas
  • Cor e legibilidade
  • Harmonia Cromática
  • Conceitos ópticos
  • Natureza plástica da cor
  • Olho humano
  • Fisiologia da luz
  • Direcção da luz
  • Pigmento
    • Efeito avanço das cores quentes
    • Efeito afastamento das cores frias
    • Feito centrípeto das cores frias
    • Efeito centrífugo das cores quentes
  • Contraste
  • Contraste sucessivo
  • Natureza plástica da cor
  • Relação entre cores
  • Dimensões da cor
  • Luminosidade ou valor
  • Qualidade da tonalidade ou matiz
  • Pureza ou saturação

Módulo 7 – Resposta emocional da cor

  • Acção recíproca das cores
  • Relações de quantidade
  • Relações de valor
  • Relações de complementaridade
  • Relações de simultaneidade
  • Percepção do espaço
  • Efeitos de aproximação
  • Peso visual da cor

Módulo 8 – Estrutura do ritmo visual

  • Formas
    • Simplicidade estrutural
    • Pregnância da forma
    • Princípios de organização preceptiva
    • Simplicidade de estímulo visual
    • Ausência de ambiguidade
    • Legibilidade no campo visual
    • Conteúdo descritivo e narrativo
    • Correspondência entre o conteúdo e forma
    • Linha
      • Linhas horizontais
      • Verticais
      • Oblíquas
      • Com ângulos
      • Curvas
      • Tracejado
    • Significado da Linha
  • Formas
    • Quadrado
    • Triângulo
    • Rectângulo
    • Círculo
    • Losango
    • Elipse
  • Significado das formas
  • Plano
  • Tensão
  • Equilíbrio e Desequilíbrio
  • Linhas de força
  • Peso
  • Figura/fundo
  • Escala
  • Perspectiva
  • Discurso vídeo
  • Guião de vídeo e áudio
  • Storyboard
  • Tipos de planos
    • Plano conjunto ou geral
    • Plano médio
    • Grande plano
    • (PD/MGP/GPA/GP/PP/PM/PGM/PMG) ângulos de captação de imagens
    • Ângulo normal
    • Plongge/Picado
    • Contra-Plongge/Contra-Picado
  • Movimentos de Câmara
    • Panorâmica
    • Travelling
    • Zoom
  • Erros de enquadramento
  • Proporções
  • Foco

Módulo 9Design organizacional

  • Design de navegação
  • Estrutura de Informação
  • Navegabilidade
  • Organização
  • Interface
  • Equipa
  • Metodologias
  • Métodos
  • Sistemas de navegação
  • Estruturas de sites
  • Escolha de software para execução
  • Restrições técnicas e humanas
  • Tamanho dos ficheiros
  • Formato dos ficheiros
  • Fundos
  • Orientação formal
  • Harmonia
  • Legibilidade versus capacidade de leitura
  • Texto+Imagem

Módulo 10Design do interface

  • Mancha gráfica e campo visual
  • Hierarquia e proporção
  • Coerência entre conteúdos
  • Ergonomia
  • Leitura no ecrã
  • Como gerir animações
  • Como adequar ficheiros de vídeo para on-line
  • Como adequar ficheiros de som para on-line
  • Como preparar imagens para on-line
  • Formatos de ficheiro para www
    • JPEG
    • GIF
    • BMP
    • EPS
    • TIFF
    • Indexed Color
    • Lab Color

Módulo 11 – Noções de layout

  • Originalidade
  • Construção da mancha
  • O ritmo
  • Formato da página
  • Proporções das margens
  • Tipos gráficos para textos e títulos
  • Menu de navegação
  • Área de informação
  • Logótipo
  • Atenção
  • Elementos de contraste
  • Espaços vazios
  • Monotonia
  • Ponto focal
  • Contraste
  • Compreensão
  • Sequência de elementos
  • Coerência
  • Unidade
  • Funcionalidade
  • Estrutura de navegação
  • Animações
  • Elementos de distracção
  • Necessidade do feedback experimental, a avaliação

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.