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Duração
25.0 horas
Preço
160,00€
Tipo de formação
Formação não financiada
Informação sobre o curso Identidade Corporativa e Branding
Duração
25.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Preço
160,00€
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Pré-requisitos

  • Não existem pré-requisitos para a inscrição neste curso 

Documentos necessário para a inscrição:

  • Ficha de inscrição (Em formato digital a efetuar aqui no botão "Inscrever") 

Seleção dos candidatos

  • As inscrições são aceites por ordem de chegada (Quando completamente instruídas e pagas)

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

  • Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos das marcas.
  • Identificar os princípios e funções da identidade visual.
  • Identificar os conceitos básicos relacionados com a identidade corporativa.
  • Reconhecer a importância da coerência na comunicação visual na criação da imagem de marca da empresa.
  • Projetar uma identidade corporativa.
  • Construir um logótipo e/ou marca para objetivos pré-definidos.
  • Elaborar um manual de normas para projetos de identidade corporativa.
  • Elaborar várias aplicações gráficas relativas à identidade corporativa.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou b-learning, neste caso contempla sessões presenciais e sessões à distância, com momentos síncronos e/ou assíncronos.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar, serão teórico-práticas, e recorrerão aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos, privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos participantes, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada participante (através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem).

Ainda nas sessões presenciais e/ou nos momentos assíncronos, quando a eles houver lugar, os participantes serão desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticar/treinar novas competências, nomeadamente na construção do projeto de intervenção pedagógica que terão de apresentar até ao final do curso.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos do curso são organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

Módulo 1 – Introdução à história do design da identidade visual e corporativa das marcas

  • Principais movimentos artísticos do séc. XX influenciadores no design de marcas e logótipos
    • Trend-setters
    • Designers e empresas de design de referência
    • Marcas tecnológicas e o registo visual 3D
    • Poder da tipografia
    • Retro e revivalismo
    • Cool trendy
    • Inovação, originalidade e irreverência
  • Fatores históricos, culturais e económicos das marcas
  • Distinção entre imagem corporativa de empresa ou produto de uma identidade visual ou corporativa
  • Brand Design - Tendências em design de logótipos e identidades corporativas

Módulo 2 – Princípios da identidade visual

  • Modelos e regras
  • Problemática do reconhecimento e da memorização
  • Níveis de semelhança
  • Coerência, ritmo e originalidade
  • Capacidade de duplicação em variados suportes
  • Análise de exemplo

Módulo 3 – Funções da identidade visual

  • Função informativa
  • Função simbólica
  • Função comunicacional
  • Função estética
  • Função cognitiva

Módulo 4 – Introdução à identidade corporativa e à marca de uma empresa

  • Distinção entre marca, serviço e empresa
  • História da marca
  • Contexto social, económico, histórico e cultural da imagem de marca
  • Importância da marca
  • Reconhecimento, a coerência e inovação
  • Análise de exemplos

Módulo 5 – Questões da imagem gráfica da empresa

  • Política e estratégia da empresa
  • Objetivos e público-alvo
  • Coerência e identidade visual
  • Análise de exemplos

Módulo 6 – Criação de uma identidade corporativa

  • Definição dos objetivos e público-alvo da empresa
  • Pesquisa e análise da informação
  • Entender o contexto social, económico, cultural e visual da marca
  • Criação de ideias e conceitos
  • Definição da anatomia de uma marca: Contexto, tom e estilo
  • Criação de marca e logótipo
  • Re-desenho de uma marca ou logótipo
  • Definição de uma linha gráfica
  • Campanha gráfica da empresa
  • Definição de imagem da empresa ou da marca
  • Aplicação de logótipo ou marca em diversos suportes
  • Criação de manual de normas da marca
  • Apresentação e justificação do trabalho

Avaliação

Avaliação Formativa

A avaliação formativa, visa o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.  

Avaliação sumativa

A avaliação sumativa, recai sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.