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Duração
25.0 horas
Informação sobre o curso Identidade Corporativa e Branding
Nível Inicial
Nível 4
Formandos previstos
16
Condições de Inscrição

Requisitos necessários:

  • Ter habilitações igual ou superiores ao 9º ano;
  • Para frequência de FORMAÇÃO à Distância (FAD) são necessárias as seguintes condições para poder participar:
    • Computador de secretária, computador portátil ou tablet;
    • Acesso à Internet;
    • Microfone e câmara.

Documentos necessários:

  • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”);
  • Certificado Habilitações;
  • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”).

Área de Formação

Audiovisuais e Produção dos Média

Observações

  • A integração nas ações de formação está sujeita a processo de seleção por parte da equipa técnica do projeto.

Objectivos Específicos

O programa foi concebido para que, no final da formação, os formandos, sejam capazes de: 

  • Contextualizar os fatores históricos, sociais, culturais e económicos das marcas.
  • Identificar os princípios e funções da identidade visual.
  • Identificar os conceitos básicos relacionados com a identidade corporativa.
  • Reconhecer a importância da coerência na comunicação visual na criação da imagem de marca da empresa.
  • Projetar uma identidade corporativa.
  • Construir um logótipo e/ou marca para objetivos pré-definidos.
  • Elaborar um manual de normas para projetos de identidade corporativa.
  • Elaborar várias aplicações gráficas relativas à identidade corporativa.

Metodologia

Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente teórica-prática e adaptada ao grupo em formação.

As ações de formação podem ser organizadas no formato presencial ou e-learning, ou seja, sessões presenciais ou sessões à distância (síncrona), respetivamente.

Nas sessões presenciais e/ou nos momentos síncronos, quando a eles houver lugar recorrer-se-á aos métodos expositivo, participativo, interrogativo e demonstrativo, dando-se preferência aos métodos ativos e privilegiando, sempre que possível, a apresentação de exemplos de aplicação prática e fomentando os momentos de participação direta dos formandos, a partilha de experiências, o debate de ideias e a experiência pessoal de cada um.

Os formandos serão ainda desafiados para a realização de atividades pedagógicas pensadas para proporcionar o autoestudo, a pesquisa e a reflexão, aprofundando e consolidando conhecimentos e praticando/treinando novas competências.

Conteúdos Programáticos

Introdução à história do design da identidade visual e corporativa das marcas

  • Principais movimentos artísticos do séc. XX influenciadores no design de marcas e logótipos
    • Trend-setters
    • Designers e empresas de design de referência
    • Marcas tecnológicas e o registo visual 3D
    • Poder da tipografia
    • Retro e revivalismo
    • Cool trendy
    • Inovação, originalidade e irreverência
  • Fatores históricos, culturais e económicos das marcas
  • Distinção entre imagem corporativa de empresa ou produto de uma identidade visual ou corporativa
  • Brand Design - Tendências em design de logótipos e identidades corporativas

Princípios da identidade visual

  • Modelos e regras
  • Problemática do reconhecimento e da memorização
  • Níveis de semelhança
  • Coerência, ritmo e originalidade
  • Capacidade de duplicação em variados suportes
  • Análise de exemplo

Funções da identidade visual

  • Função informativa
  • Função simbólica
  • Função comunicacional
  • Função estética
  • Função cognitiva

Introdução à identidade corporativa e à marca de uma empresa

  • Distinção entre marca, serviço e empresa
  • História da marca
  • Contexto social, económico, histórico e cultural da imagem de marca
  • Importância da marca
  • Reconhecimento, a coerência e inovação
  • Análise de exemplos

Questões da imagem gráfica da empresa

  • Política e estratégia da empresa
  • Objetivos e público-alvo
  • Coerência e identidade visual
  • Análise de exemplos

Criação de uma identidade corporativa

  • Definição dos objetivos e público-alvo da empresa
  • Pesquisa e análise da informação
  • Entender o contexto social, económico, cultural e visual da marca
  • Criação de ideias e conceitos
  • Definição da anatomia de uma marca: Contexto, tom e estilo
  • Criação de marca e logótipo
  • Re-desenho de uma marca ou logótipo
  • Definição de uma linha gráfica
  • Campanha gráfica da empresa
  • Definição de imagem da empresa ou da marca
  • Aplicação de logótipo ou marca em diversos suportes
  • Criação de manual de normas da marca
  • Apresentação e justificação do trabalho

Avaliação

Avaliação formativa

Permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Será suportada em evidências, tais como:

  • Assiduidade e Pontualidade;
  • Participação Ativa (motivação, interação, participação, entre outros);
  • Impacto da formação (progresso e expectativas);
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

Avaliação sumativa

Permite obter informação sobre os resultados alcançados e tem por função servir de base de decisão para a certificação. Será suportada em evidências, tais como:

  • Testes de avaliação;
  • Trabalhos individuais e de grupo;
  • Observação direta, entre outros.
  • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo, …).

O resultado deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.