Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Condições de Inscrição

  • Requisitos necessários para se poder inscrever:
    • Residir ou trabalhar nas Regiões Norte ou Centro
    • Ser ativo empregado (por conta de outrem ou por conta própria, e ter habilitações equivalentes ao 9º ano completo ou superior), ou
    • Ser ativo desempregado (há menos de 12 meses e ter o 12º ano completo)
    • Necessário ter PC ou tablet com câmara integrada (As sessões não são gravadas, mas a Câmara terá de estar ligada sempre que tecnicamente possível).
  • Documentos necessário para a inscrição:
    • Ficha de inscrição (em formato digital a efetuar em “Inscrever nesta edição”)
    • Certificado Habilitações
    • Declaração Entidade patronal com horário de trabalho
    • IBAN – Documento bancário com o nome do formando
    • Cópia Cartão Cidadão (tracejado por cima e escrever “Para efeitos de inscrição no curso de formação e emissão do certificado”)

Observações

  • A ação de formação apenas terá início se reunir um grupo de 16 formados. Caso não se verifique a mesma será adiada para uma data a informar oportunamente;
  • A integração nas nossas turmas de formação acontece por ordem de chegada e após a verificação do cumprimento das condições de inscrição.

Objectivos Específicos

  • Identificar os acidentes mais graves e mais frequentes.
  • Reconhecer situações de perigo nos vários contextos de intervenção.
  • Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
  • Aplicar medidas de primeiros socorros em casos de emergência.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.

Nas diversas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Acidentes mais graves e mais frequentes
    • Tipo de acidentes
    • Locais e condições de ocorrência
    • Produtos, artigos e equipamentos envolvidos
  • Causas dos acidentes
    • Características dos espaços, produtos e equipamentos
    • Comportamentos dos adultos
  • Desenvolvimento da criança e do jovem e a sua relação com a ocorrência de acidentes
  • Medidas de prevenção dos acidentes
    • Comportamento dos adultos
    • Adaptação do ambiente e organização do espaço
    • Seleção e organização das atividades
    • Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
    • Utilização de equipamentos de proteção
  • Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem
    • Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
    • No transporte no automóvel, mota, bicicleta e a pé
    • No transporte coletivo de crianças
    • Na escolha e utilização de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
    • Nos estabelecimentos educativos
    • Nos espaços de jogo e recreio (ex: parques infantis) e outros espaços e atividades ao ar livre
    • Nas atividades desportivas e de lazer
    • Nas visitas de estudo, idas à praia e outras atividades fora da escola
    • Na escolha e utilização de equipamentos de proteção pessoal
  • Primeiros socorros com crianças e jovens
    • Noção de urgência e emergência médica
    • Guias de atuação perante uma emergência

Avaliação

  • A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser:
    • Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação);
    • Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões críticas e fundamentadas);
    • Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída);
    • Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuais e de grupo; provas em cursos homologados).
  • A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação direta, consoante o mais adequado a cada formando/a.
  • O resultado final deverá ser expresso em: “Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objetivos da formação.

os cursos relacionados

  • 761_04283 - Saúde e Socorrismo

  • 761_09634 - Respostas Sociais e Educativas para Crianças e Jovens

  • 761_09639 - Atividades do Quotidiano com Crianças e Jovens